O Boca Juniors, adversário do Cruzeiro nas oitavas de final da Copa Sul-Americana, tem grandes chances de se classificar para a primeira edição do Super Mundial de Clubes da Fifa de 2025, que contará com 32 times. O gigante argentino pode garantir a participação no torneio nesta semana – para isso, terá que contar com “ajuda” do Atlético.
O Galo enfrenta o San Lorenzo nesta terça-feira (20/8), pela volta das oitavas da Copa Libertadores. Se vencer, avançará para as quartas de final e eliminará o San Lorenzo – despachando, assim, um dos concorrentes do Boca por vaga no Mundial. Entenda do que o clube xeneize precisa para se classificar.
O que falta para o Boca ir ao Mundial
Quatro das seis vagas da América do Sul para o Super Mundial de Clubes da Fifa de 2025 já estão preenchidas por Palmeiras, Flamengo, Fluminense (campeões das últimas três Libertadores) e River Plate (melhor colocado no ranking da Conmebol entre os times que não são brasileiros).
Restam apenas duas: uma delas vai para o campeão da Libertadores de 2024, enquanto a outra vai para o segundo time melhor posicionado na classificação da Conmebol (entre os que não se garantiram vaga via título da Libertadores).
O Boca ocupa, atualmente, a segunda vaga via ranking. No entanto, ainda tem três concorrentes: Talleres e San Lorenzo, da Argentina, e Nacional, do Uruguai.
San Lorenzo ou Talleres
Um dos dois times só conseguirá tomar o posto do Boca se vencer a Libertadores 2024. Isso porque a Fifa não permite que três times de um mesmo país se classifiquem para o Mundial (a não ser que conquistem a vaga via título da Libertadores, como no caso dos brasileiros Palmeiras, Flamengo e Fluminense).
Assim, se o San Lorenzo ou o Talleres for campeão da competição continental, irá ao Mundial com o River, e a vaga do Boca passará para a equipe mais bem colocada do ranking que não seja brasileira ou argentina – hoje, o Nacional, do Uruguai,
Por isso, o Boca torce para que o Atlético derrote o San Lorenzo nesta terça, na Arena MRV, pela volta das oitavas da Libertadores (a ida ficou empatada em 0 a 0), e para que o River Plate elimine o Talleres nesta quarta-feira (21/8), no Estádio Monumental de Núñez, pela mesma fase (na ida, o River venceu fora de casa por 1 a 0).
Nacional
O gigante uruguaio é o único rival do Boca via ranking. Nono colocado, o Nacional está três posições abaixo do time argentino e pode ultrapassá-lo caso chegue longe na Libertadores – o Boca está na Sul-Americana, torneio que não computa pontos para a classificação geral da Conmebol.
Assim, o time xeneize torce para que o São Paulo elimine o Nacional nesta quinta-feira (22/8), no Morumbi, pela partida de volta das oitavas da Libertadores (a ida terminou empatada em 0 a 0).
Veja o ranking da Conmebol para o Mundial de 2025
- Palmeiras – 134 pontos (classificado por ter vencido a Libertadores 2021)
- Flamengo – 137 pontos (classificado por ter vencido a Libertadores 2022)
- Atlético – 103 pontos (não pode se classificar via ranking devido ao limite de vagas por país, mas garantirá vaga no Mundial caso vença a Libertadores 2024)
- River Plate – 89 pontos (classificado via ranking – se vencer a Libertadores 2024, a vaga será herdada pelo time não-brasileiro mais bem colocado, que hoje é o Boca Juniors)
- Fluminense – 88 pontos (classificado por ter vencido a Libertadores 2023)
- Boca Juniors – 71 pontos (classificado provisoriamente via ranking)
- Athletico-PR – 59 pontos
- Olimpia – 57 pontos
- Nacional – 57 pontos
- Internacional – 52 pontos
Cruzeiro x Boca Juniors
O Boca Juniors venceu a partida de ida, disputada na quinta-feira (15/8), disputada no estádio La Bombonera, em Buenos Aires, capital da Argentina, por 1 a 0 – gol do centroavante uruguaio Edinson Cavani.
A volta será no Mineirão, nesta quinta-feira (22/8), a partir das 21h30. O time argentino precisa apenas de um empate para avançar às quartas da Sul-Americana, enquanto o Cruzeiro tem que vencer por no mínimo dois gols de diferença para se classificar diretamente.
Caso a Raposa vença por um gol de diferença, o confronto será decidido nos pênaltis.