FUTEBOL NACIONAL

Ex-atacante de Flamengo, Palmeiras e times mineiros anuncia aposentadoria

Jogador que foi artilheiro de campeonato na Europa passou por time mineiro, Flamengo, Palmeiras e outras 15 equipes na carreira
Foto do autor
Compartilhe

O atacante Fernandão, com passagens por Flamengo, Palmeiras, Tombense e diversos outros times, anunciou a aposentadoria do futebol nesta segunda-feira (19/8), aos 37 anos.

O centroavante estava sem clube desde o dia 13 de junho, quando saiu do Vila Nova, de Goiás. Revelado pelo América-RJ em 2008, ele passou por 18 times de três continentes diferentes (América do Sul, Europa e Ásia) na carreira. Relembre a trajetória dele.

A carreira de Fernandão

Início de carreira ‘itinerante’ e destaque no Bahia

O atacante se destacou pelo América-RJ logo no primeiro ano como profissional, em 2008. Meses depois, foi comprado pelo Tombense. O time mineiro, no entanto, não o utilizou – emprestou o jogador para diversos clubes: Flamengo, em 2008, onde fez apenas um jogo, Volta Redonda, em 2009, Macaé e Paysandu, em 2010, Democrata-GV, Guarani-SP em 2011, e Palmeiras, entre 2011 e 2012).

Após se destacar em Macaé (marcou cinco gols em 13 jogos), Democrata (oito gols em 11 jogos), Guarani-SP (cinco gols em 16 jogos) e Palmeiras (três gols em oito jogos na Série B de 2012), Fernandão foi comprado pelo Athletico-PR em 2012.

No time paranaense, o atleta novamente teve passagem curta, e, no ano seguinte, foi emprestado para o Bahia, o time brasileiro onde obteve maior destaque: marcou 18 gols e deu uma assistência em 41 jogos durante 2013, atraindo atenção do Bursaspor, da Turquia, que o comprou em janeiro de 2014.

Brilho na Europa

Pela equipe turca, Fernandão brilhou, foram 39 gols em 62 jogos – a maior parte deles na temporada 2014/2015, em que foi artilheiro do campeonato nacional. Em 2015/2016, o brasileiro se transferiu ao Fenerbahçe, gigante do país, onde disputou três temporadas e marcou 50 gols em 104 jogos – foi o time pelo qual ele mais balançou as redes na carreira.

Ida à Arábia, retorno ao Brasil e baque na carreira

Em 2019, o centroavante foi vendido para o Al-Wehda, da Arábia Saudita, onde permaneceu por poucos meses antes de voltar para o Bahia, no mesmo ano. Na segunda passagem pelo time de Salvador, ele marcou 16 gols em 63 jogos.

No ano seguinte, Fernandão foi para o Goiás – lá, marcou 10 gols em 24 jogos, mas teve a passagem interrompida em fevereiro de 2021, quando testou positivo para doping e precisou paralisar a carreira por dois anos.

Retorno aos gramados e aposentadoria

Em 2023, o atacante voltou a jogar – curiosamente, pelo Tombense, time que foi dono do passe dele por quatro anos, sem que ele fizesse uma partida sequer. Fernandão foi o artilheiro da equipe mineira na Série B daquele ano, com nove gols em 31 jogos, mas não conseguiu impedir o rebaixamento para a Terceira Divisão Nacional.

Neste ano, o centroavante escreveu o último capítulo da carreira pelo Vila Nova. No time goiano, no entanto, ele não se destacou – marcou apenas dois gols em 20 jogos. Por isso, rescindiu contrato em comum acordo com o clube em junho e, dois meses depois, anunciou a aposentadoria do futebol.

Compartilhe