FUTEBOL NACIONAL

Silvio Santos patrocinou Corinthians e viu Vasco estampar SBT na camisa

Apesar de ser carioca e torcedor assumido do Fluminense, Silvio Santos teve outras ligações curiosas com rivais no futebol; relembre
Foto do autor
Compartilhe

Nascido no Rio de Janeiro e torcedor assumido do Fluminense, Silvio Santos teve outras ligações curiosas no futebol. O grande apresentador patrocinou o Corinthians e já viu o Vasco estampar o SBT na camisa. O comunicador morreu no último sábado (17/8), aos 93 anos, em decorrência de broncopneumonia após infecção por Influenza (H1N1).

Silvio Santos patrocinou o Corinthians em duas ocasiões. Em 2010, o Banco PanAmericano, financeira do Grupo Silvio Santos, estampou a barra da camisa de jogo do Timão. O contrato durou até 2012.

O patrocínio da Tele Sena, outra empresa de Silvio Santos, foi mais recente. Em 2023, o Corinthians fechou acordo com o título de captalização para estampar a barra da camisa. Mas a parceria não durou muito tempo. Foram apenas cinco meses.

Na época, a empresa sinalizou a intenção de rescisão e pagou o valor da multa de R$ 225 mil. A motivação do rompimento teria sido a falta de exposição – o time paulista foi eliminado de forma precoce do Campeonato Paulista.

Vasco e SBT

O SBT foi envolvido em uma situação inusitada no início da década de 2000. Pela final da Copa João Havelange, entre Vasco e São Caetano, os jogadores do time carioca entraram em campo usando um uniforme com a logo da emissora de Silvio Santos na camisa. A partida foi exibida ao vivo na Globo.

Na série “A mão do Eurico”, lançada este ano no Globoplay, Romário e Pedrinho, que defendiam o Vasco na época, revelaram os bastidores da ação do cartola vascaíno.

“Ele chegou e falou assim ‘Bem que a gente podia arrumar um jeito de f*der a Globo’. Aí quando a gente chegou no Maracanã, ele falou ‘tem uma surpresinha hoje pra Globo’. Nunca imaginei que fosse isso”.

Romário sobre Eurico Miranda

Na época, o Vasco lidava com atraso de salários e crise interna. Atual presidente do clube, Pedrinho pensou que Silvio Santos havia pagado os salários atrasados quando viu a logo do SBT no uniforme cruz-maltino.

‘Quando a gente sai da sala de aquecimento do Maracanã e a gente chega para pegar a camisa, está aquele símbolo grandão do SBT. A primeira coisa em que a gente pensou foi que o Silvio Santos estivesse patrocinando e que a gente ia receber os salários atrasados

Pedrinho

Por que Eurico Miranda colocou a logo do SBT na camisa do Vasco?

Eurico Miranda colocou a logo do SBT na camisa do Vasco por discordar da cobertura da Globo no episódio da queda do alambrado do Estádio de São Januário, em 30 de dezembro de 2000, data do segundo jogo da final da Copa João Havelange. Mais de 160 pessoas ficaram feridas, três delas em estado grave.

Por causa do acidente provocado pela superlotação em São Januário – mais de 32 mil pessoas estavam no estádio, ante uma capacidade de 27 mil -, a partida de volta foi paralisada aos 23 minutos do primeiro tempo e remarcada para 18 de janeiro de 2001, no Maracanã. O Vasco, então, venceu o São Caetano por 3 a 1 e ficou com a taça.

Compartilhe