Grande parte dos habitantes da cidade de Belo Horizonte tem um time do coração. Entre os 10 candidatos à Prefeitura da capital de Minas Gerais, não é diferente. Dois dos três clubes da cidade – Atlético e Cruzeiro – dominam a preferência dos políticos, enquanto o América não foi citado por nenhum deles. Uma equipe do interior mineiro e duas de São Paulo também foram mencionadas.
Metade dos postulantes ao Poder Executivo de BH torce para o Galo (cinco). Três são adeptos da Raposa. Dois deles não torcem para nenhum time da capital – uma torce para o Corinthians, de São Paulo, enquanto outro se divide entre a Caldense, time do interior de Minas Gerais, e o Santos, do litoral paulista.
Saiba o time de cada candidato
Bruno Engler
O candidato do PL à prefeitura de BH é torcedor do Atlético. Em março de 2022, inclusive, Bruno Engler presenteou o então Presidente da República Jair Bolsonaro com o Manto da Massa daquele ano, em visita ao Palácio da Alvorada, em Brasília.
“Agora há pouco o grande atleticano Bruno Engler presenteou o Presidente da República Jair Bolsonaro com o Manto da Massa. Todo mundo é atleticano” escreveu Bruno Schwartz, presidente do Instituto Galo à época, no X (antigo Twitter).
Deputado estadual desde 2018, Bruno é, pela segunda vez consecutiva, o candidato apoiado por Bolsonaro à prefeitura de BH. Em 2020, pelo PRTB, ele recebeu 9,95% dos votos e ficou na segunda posição na disputa pelo Poder Executivo da cidade, abaixo apenas de Alexandre Kalil, eleito com 63,36% dos votos.
Carlos Viana
Senador da República e candidato a prefeito de Belo Horizonte pelo Podemos, Carlos Viana é torcedor do Cruzeiro e já chegou a trabalhar em parceria com o clube nos campos político e legislativo em Brasília, em 2020, para apresentar o posicionamento favorável do clube referente à Lei 14.193, conhecida como Lei da SAF, que viria a ser aprovada no ano seguinte.
Duda Salabert
Primeira candidata trans à prefeitura de Belo Horizonte na história, Duda Salabert (PDT) é a única que não torce para um time mineiro. Ela é adepta do Corinthians – isso porque, na década de 1990, a professora de literatura viveu em São Paulo.
Fuad Noman
Atual prefeito de BH e candidato à reeleição, Fuad Noman é atleticano apaixonado e, inclusive, é conselheiro benemérito do clube.
Fuad foi o responsável por sancionar o Projeto de Lei 606/2023 em 22 de agosto de 2023, autorizando o funcionamento da Arena MRV antes da finalização das obras de contrapartida ao redor do estádio e possibilitando que o Atlético fizesse a primeira partida no local cinco dias depois. Após assinar o PL, ele chegou a posar com camisa da Galoucura, a principal torcida organizada do Galo.
Gabriel Azevedo
Vereador que preside a Câmara Municipal de Belo Horizonte e candidato a prefeito da capital mineira pelo MDB, Gabriel Azevedo também não esconde a paixão pelo Atlético.
O político chegou a discursar no evento de inauguração da Arena MRV, o Nascimento do Campo, no dia 15 de abril do ano passado. Na ocasião, ele alfinetou quem se opôs ao projeto de construção do estádio: “Massa atleticana, que privilégio. Alguns tentaram impedir que essa arena estivesse de pé. Eles perderam, e o Galo ganhou. O Galo vai ganhar sempre”.
Indira Xavier
A candidata da UP para a prefeitura de BH é torcedora do Cruzeiro.
Lourdes Francisco
Candidata do PCO à prefeitura de BH, Lourdes Francisco também torce para o Cruzeiro.
Mauro Tramonte
Deputado estadual desde 2019, Mauro Tramonte (Republicanos) é o candidato apoiado pelo Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e pelo ex-prefeito de BH e ex-presidente do Atlético, Alexandre Kalil.
Mauro é o único postulante que torce para dois clubes: a Caldense, time de Poços de Caldas, cidade natal dele localizada no sul de Minas Gerais, e o Santos, gigante brasileiro sediado no município de mesmo nome, no litoral paulista.
Apresentador do Balanço Geral-MG, programa policial da Record, há 16 anos, Tramonte protagonizou reportagem especial da emissora sobre a final do Campeonato Mineiro de 2015, disputada entre Caldense e Atlético: na ocasião, assistiu ao segundo jogo da decisão, em Varginha, no meio da torcida do time de coração. Ele, no entanto, não deu sorte para a Veterana, que perdeu por 2 a 1 e viu o Galo erguer a taça.
Mauro já foi árbitro de futebol de campo e salão, e chegou a ser membro do corpo de arbitragem da Federação Mineira de Futebol (FMF) e Diretor de Arbitragem da Liga Poços-Caldense de futebol. Curiosamente, em setembro de 2019, ele apitou partida festiva entre times de veteranos dos dois clubes do coração: o Master da Caldense e o Santos Classic. O jogo foi em comemoração ao aniversário de 94 anos da equipe do Sul de Minas Gerais.
Rogério Correia
Deputado federal pelo PT desde 2019, Rogério Correia é o candidato à Prefeitura de BH apoiado pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Ele torce para o Atlético e, inclusive, promoveu conversa com os vendedores ambulantes localizados em frente à Arena MRV como um dos primeiros atos da campanha, ao lado de Bella Gonçalves (PSOL), candidata a vice na chapa e também atleticana, para debater dois projetos de lei relacionados à regulamentação da profissão e à maior integração do grupo nas decisões políticas da capital mineira.
Em março de 2016, quando era deputado estadual, Rogério foi alvo de situação negativa em partida do Atlético no Independência: durante vitória por 3 a 0 sobre o Colo Colo, pela sexta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores daquele ano, ele foi hostilizado por torcedores alvinegros de orientação política contrária – eles “ordenaram” que o político deixasse o estádio.
Wanderson Rocha
Candidato a prefeito de Belo Horizonte pelo PSTU, Wanderson Rocha é torcedor do Atlético.