FUTEBOL NACIONAL

Primeira edição da Taça dos Povos Indígenas vai reunir mais de 2400 atletas

Competição inédita contará com 96 equipes, 48 femininas e 48 masculinas, que vão se enfrentar na Aldeia Multiétnica entre 2024 e 2025
Foto do autor
Compartilhe

A primeira edição da Taça dos Povos Indígenas será disputa entre 2024 e 2025. O torneio é o primeiro evento futebolístico voltado para a população indígena. Mais de 2400 atletas, de 48 etnias diferentes, vão se reunir para a competição na Aldeia Multiétnica, próxima a Alto Paraíso de Goiás (GO), no entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

O projeto conta com a colaboração de diferentes empresas, Ministérios e instituições, entre elas a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O sorteio dos grupos será realizando na sede da entidade, no Rio de Janeiro, na próxima quinta-feira (26/9).

“A CBF trabalha sempre para fazer do futebol um ambiente mais inclusivo e uma sociedade mais coesa e acolhedora. A Taça dos Povos Indígenas faz parte do compromisso que assumi com o Papa Francisco há dois anos ao assinar a Declaração do Esporte para Todos, no Vaticano. Vamos fazer a melhor competição da história”, afirma Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, que tem ascendência indígena.

Estrutura da competição

Cada etnia será representada por duas equipes, uma masculina e outra feminina. No total, 96 times times disputarão o torneio.

A competição será divida em quatro fases regionais, cada uma delas conta com 12 equipes masculinas e 12 femininas.

A primeira etapa será disputada por clubes do Centro-Oeste. Posteriormente, equipes das demais regiões do Brasil vão se enfrentar, também com divisão por localidade.

Após a última fase, os campeões de cada etapa vão se enfrentar para a definição de quais times vão conquistar os títulos do inédito torneio. Ainda não há uma data definida para os jogos.

A organização do evento será responsável por todos os gastos dos clubes, desde transporte à alimentação. Os atletas receberão um kit de jogo, com chuteiras e uniforme.

Eventos

Além das disputas esportivas, o evento contará com shows, apresentações típicas e momentos para interação entre os povos. Também serão realizados debates e palestras que envolvem temas que estão relacionados às comunidades indígenas.

“É uma forma de incentivar, de motivar a juventude, de apoiar o esporte nas aldeias, além de democratizar a participação indígena nesses espaços. Nos territórios indígenas, pode até faltar algum tipo de estrutura, mas campo de futebol, todas as aldeias têm. Os jovens gostam dessa competição, de realizar campeonatos, e agora nós estamos juntos, com o apoio da CBF, para fortalecer o esporte nas aldeias”, exalta Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas.

Cronograma da 1° Taça dos Povos Indígenas

2024

  • 26/09 – Sorteio das chaves na sede da CBF, no Rio de Janeiro
  • 26 a 30/11 – 1ª etapa (Centro-Oeste) – Aldeia Multiétnica, em Alto Paraíso (GO)

2025

  • 18 a 22/02 – 2ª etapa (Nordeste) – Aldeia Multiétnica, em Alto Paraíso (GO)
  • 15 a 19/04 – 3ª etapa (Sul/Sudeste) – Aldeia Multiétnica, em Alto Paraíso (GO)
  • 17 a 21/06 – 4ª etapa (Norte) – Aldeia Multiétnica, em Alto Paraíso (GO)
Compartilhe