MERCADO DA BOLA

Ídolo do Atlético, Ronaldinho Gaúcho se torna acionista de clube dos EUA

Ronaldinho assinou acordo na Bolsa de Valores de Nova York, tornando-se acionista dos clubes Greenville Triumph e Greenville Liberty
Foto do autor
Compartilhe

Ronaldinho Gaúcho se tornou acionista de um clube de futebol dos Estados Unidos. O anúncio do ídolo do Atlético, do Barcelona e da Seleção Brasileira foi feito pela própria agremiação da Carolina do Norte nas redes sociais.

“O Greenville Triumph e o Greenville Liberty anunciaram hoje que o ícone global do futebol Ronaldinho Assis se juntou ao grupo de proprietários do clube. Conhecido por seu talento excepcional, criação criativa e carreira ilustre, Ronaldinho traz uma riqueza de conhecimento de futebol e uma presença internacional para o Greenville Pro Soccer (GPS)”.

De acordo com o Greenville Triumph, Ronaldinho assinou o acordo na Bolsa de Valores de Nova York nesta quarta-feira, 9 de outubro. O icônico camisa 10 se junta ao grupo de proprietários composto por Joe Erwin e sua esposa, Gretchen; Wallace Cheves; William M. Webster, IV; Rick Pennell; Jim Casey; Doug Erwin e Shannon Wilbanks.

O Greenville Triumph é o time masculino do grupo, enquanto o Greenville Liberty disputa as competições de futebol feminino.

O que disse Ronaldinho?

Ao apresentar Ronaldinho, o Greenville considerou o investimento como um “endosso poderoso do que a organização construiu durante os últimos seis anos”. A instituição ressaltou a capacidade do ex-número 10 do Atlético e do Barcelona de “trazer reconhecimento internacional os times Triumph e Liberty, bem como para o Upstate South Carolina”.

Por sua vez, o craque destacou a oportunidade de revelar jovens talentos no futebol dos Estados Unidos. “A ênfase que o Greenville Triumph e o Liberty colocam no jogo juvenil por meio dos times da academia juvenil masculina e feminina, e o nível de excelência competitiva do time profissional Triumph e do time pré-profissional Liberty são impressionantes”.

“Para mim e o nosso grupo, esta é uma oportunidade de apoiar o crescimento do futebol em todas as idades e níveis e fazer parte de uma comunidade que valoriza a presença internacional e uma mistura única de culturas.”

Ronaldinho Gaúcho, novo acionista do Greenville Triumph e do Greenville Liberty
Ronaldinho Gaúcho segura a camisa do Greenville Triumph, clube da terceira divisão dos Estados Unidos (Reprodução)

O ex-jogador Roberto de Assis Moreira, irmão e parceiro de negócios de Ronaldinho, também exaltou a novidade: “Em nossas visitas a Greenville, reunindo-nos com a equipe sênior da Triumph e da Liberty, ficamos encantados com sua comunidade linda, calorosa e acolhedora. Sua proximidade com Atlanta, uma cidade-chave para a próxima Copa do Mundo, faz desta uma área importante para a expansão contínua do esporte nos Estados Unidos”.

Greenville Triumph Soccer Club

Fundado em março de 2018, o Greenville Triumph Soccer Club compete atualmente na USL League One, equivalente ao terceiro escalão do futebol dos Estados Unidos. Acima estão a USL Championship (2ª divisão) e a Major League Soccer (1ª divisão).

Em 2023, o Greenville terminou a USL League One em quinto lugar, com 13 vitórias, 10 empates e nove derrotas em 32 jogos. Nos playoffs, caiu nas quartas de final para o Charlotte Independence ao perder o jogo único pelo placar de 3 a 2.

Na temporada 2024, o Greenville Triumph ocupa a quarta posição, com 31 pontos em 19 rodadas (nove vitórias, quatro empates e seis derrotas). O suíço Lyam MacKinnon, de 25 anos, é o artilheiro do time na USL, com 12 gols.

Ronaldinho Gaúcho no Atlético

Ronaldinho Gaúcho encantou os fãs de futebol com seus dribles mágicos e sua genialidade em passes, lançamentos, cobranças de falta e finalizações. Campeão da Copa do Mundo de 2002 pela Seleção Brasileira e melhor jogador do planeta em 2004 e 2005, enquanto defendia o Barcelona, o Bruxo fez a alegria da torcida do Atlético entre 2012 e 2014.

Seu grande momento no Galo foi em 2013, quando liderou a equipe rumo à maior conquista do clube, a Copa Libertadores da América. Em 14 jogos naquela campanha, R10 marcou quatro gols e deu sete assistências, sendo fundamental para o grande desempenho de Diego Tardelli, Jô e Bernard.

Pelo Atlético, Ronaldinho jogou 88 partidas, marcou 28 gols e deu 32 assistências.

Compartilhe