A vitória do Brasil por 2 a 1 sobre o Chile, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, não convenceu o jornalista Galvão Bueno. O ex-narrador do Globo criticou a equipe treinada por Dorival Júnior pelo desempenho em Santiago e a considerou ‘incompatível’ com a história pentacampeã mundial da Seleção Brasileira.
“O Brasil venceu de virada e no sufoco o pior Chile que já vi!! Está todo mundo de ‘saco cheio’ de ver a seleção jogar tão mal”, iniciou Galvão, na apresentação do vídeo da análise do jogo, publicado no Instagram, nesta sexta-feira (11/10).
“Diga-se de passagem, é a pior Seleção Chilena que eu já vi. É muito ruim. Mas como está a Seleção Brasileira? Há possibilidade de fazer uma campanha digna nas Eliminatórias? O Brasil chegou a estar em sétimo lugar nas Eliminatórias e fechou o turno na quarta colocação. Sabe o que isso significa? A verdade absoluta: a Seleção Brasileira não é boa”, iniciou Galvão, em vídeo publicado no Instagram.
“Não tem qualidade compatível com a história do futebol brasileiro. O quarto lugar é o lugar do Brasil na América do Sul hoje, atrás de Argentina, Uruguai e Colômbia. A Seleção Brasileira está atrás, e a Copa América mostrou. As Eliminatórias vêm mostrando isso. Está atrás em qualidade e competência”, acrescentou o narrador.
Galvão avalia Dorival e detona presidente da CBF
Por fim, Galvão avaliou o trabalho do técnico Dorival Júnior e apontou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, como responsável pelo momento da Seleção Brasileira, que teve três técnicos diferentes depois da eliminação para a Croácia nas quartas de final da Copa do Mundo de 2022.
“Pedimos para o Dorival a renovação, e ele fez algumas convocações. Nesse jogo ele escalou mal, mexeu mal e demorou para mexer. A culpa é dele? Não! O problema é desde que terminou a Copa do Catar, em 2022. Vem lá de cima, da presidência da CBF”, criticou.
“O presidente Ednaldo sonhou com o Carlo Ancelotti [técnico do Real Madrid]. Juravam que tinha papel assinado. Juraram que iriam mostrar o contrato, mas eu nunca vi. Partimos para dois técnicos interinos: o Ramon Menezes e o Fernando Diniz. Isso é um crime contra a história do futebol brasileiro”, concluiu Galvão.
Brasil nas Eliminatórias
Com gols de Igor Jesus e Luiz Henrique, o Brasil venceu o Chile por 2 a 1, de virada, no Estádio Nacional de Santiago, na capital chilena, pela nona rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.
O resultado deixou a Seleção Brasileira em quarto lugar da tabela, com 13 pontos. A liderança segue com a Argentina, apesar do empate por 1 a 1 com a Venezuela nesta quinta.
Os seis melhores ao fim do torneio vão à Copa do Mundo, que será disputada nos EUA, no México e no Canadá. O sétimo vai disputar um playoff para definir se também jogará o Mundial.
Na próxima rodada das Eliminatórias, o Brasil enfrenta o Peru no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. O jogo será na próxima terça-feira (15/10), às 21h45.