FUTEBOL NACIONAL

Time gerido pelo pai de Neymar é campeão da Copa Paulista 2024

Atlético Monte Azul se sagrou campeão da Copa Paulista 2024 ao vencer o Votuporanguense nos pênaltis por 4 a 3
Foto do autor
Compartilhe

O Atlético Monte Azul se sagrou campeão da Copa Paulista 2024 ao vencer o Votuporanguense nos pênaltis, por 4 a 3, neste sábado (12/10), no Estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol (SP). No tempo normal, o Azulão ganhou por 1 a 0, gol marcado por Vitinho, aos 31 minutos do primeiro tempo.

Nas penalidades, o herói do Monte Azul foi o goleiro Zanella, que defendeu a cobrança de Gabriel Moysés e caiu corretamente no canto esquerdo no chute de Wendel Júnior (a bola tocou na trave e saiu pela linha de fundo).

Com o título da Copa Paulista, o Monte Azul disputará a Série D do Campeonato Brasileiro de 2025. Já o Votuporanguense, vice-campeão, terá direito a uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem.

Estádio vetado

Fundado em 1920, o Atlético Monte Azul é sediado em Monte Azul Paulista, município de 18 mil habitantes situado a 420 quilômetros da capital São Paulo.

A equipe não pôde jogar a final da Copa Paulista no Estádio Otacília Patrício Arroyo em razão do estado do gramado. Assim, a decisão foi transferida para Mirassol, a 109 quilômetros de distância de Monte Azul Paulista.

Campanha do Monte Azul

O Atlético Monte Azul encerrou a Copa Paulista com uma campanha de 11 vitórias, três empates e duas derrotas em 16 jogos. Vitinho foi o artilheiro do time no torneio, com quatro gols.

Na primeira fase, a equipe liderou o grupo B, com 19 pontos – sete a mais que a Francana, segunda colocada. Nos mata-matas, o AMA passou por VOCEM (oitavas de final), Comercial (quartas de final) e União São João (semifinal).

O técnico do Monte Azul é o ex-jogador Alemão, de 35 anos. Como atleta profissional, ele surgiu na base do Santos e representou várias equipes do futebol brasileiro, entre as quais Ponte Preta, Vitória, Chapecoense, Paraná e Guarani.

O desempenho do Monte Azul na Copa Paulista contrastou com a participação na Série A2, no primeiro semestre. O Azulão amargou o rebaixamento à Série A3 ao somar apenas 11 pontos em 15 rodadas (duas vitórias, cinco empates e oito derrotas).

SAF do Monte Azul

A SAF do Monte Azul é administrada pelo empresário Neymar da Silva Santos, pai do jogador Neymar, em parceria com Emerson Sheik, ex-atacante de Corinthians, Flamengo e Fluminense, e o empresário João Celso de Moraes, também ex-futebolista.

Neymar Pai exerce a função de consultor de gestão, enquanto Sheik é vice-presidente da SAF. Os dois ingressaram na sociedade em novembro de 2023.

Compartilhe