Principal premiação do futebol mundial, a Bola de Ouro será entregue aos principais jogadores e técnicos do mundo na temporada 2023/2024 em 28 de outubro, às 16h (horário de Brasília), no Théâtre du Châtelet, em Paris. A honraria garante muito prestígio ao ganhador, mas tem alguma premiação em dinheiro? Veja abaixo o que os vencedores levam para casa.
A revista francesa France Football premia os ganhadores da Bola de Ouro apenas com o troféu, sem nenhuma quantia financeira pela conquista. Logo, os atletas não recebem dinheiro da organizadora por ser o melhor jogador, jogadora, técnico ou técnica do mundo.
No entanto, em alguns casos, os vencedores recebem dinheiro dos próprios clubes. Ao assinar contrato, alguns jogadores estipulam metas, e esses vínculos podem contar com certo bônus pela conquista da Bola de Ouro.
Isso ocorreu há dois anos, segundo o jornal espanhol AS. O francês Karim Benzema recebeu 1 milhão de euros (R$ 5,4 milhões na cotação da época) do Real Madrid pelo prêmio de melhor jogador do mundo na temporada 2021/2022.
Indicados à Bola de Ouro 2024
O Brasil tem cinco representantes entre atletas na Bola de Ouro 2024. No masculino, Vinícius Júnior, destaque do Real Madrid na conquista da última Liga dos Campeões, é um dos favoritos.
No feminino, Gabi Portilho, do Corinthians, e Tarciane, do Houston Dash-EUA, estão entre as concorrentes ao prêmio de melhor do mundo. Já Arthur Elias compete a melhor técnico de futebol feminino. Ele comandou a Seleção Brasileira na campanha do vice-campeonato mundial neste ano.
Por fim, Savinho, do Manchester City, é indicado ao Troféu Kopa, como destaque Sub-21 da temporada 2023/2024.