O ganhador da Bola de Ouro 2024, prêmio oferecido pela revista France Football, será conhecido na próxima segunda-feira, 28 de outubro. A definição do vencedor ocorrerá a partir dos votos de jornalistas dos 100 países mais bem colocados no ranking da Fifa.
A escolha dos 30 jogadores que concorrem à Bola de Ouro foi feita pela redação da France Football em parceria com o jornal L’Equipe, o melhor jurado da edição anterior (Costa Rica) e o ex-jogador português Luís Filipe Figo, embaixador da Uefa.
Cada participante da votação precisa escolher dez atletas, que contabilizarão 15 pontos, 12, 10, 8, 7, 5, 4, 3, 2 e 1 ponto, respectivamente. O jogador com a maior somatória receberá a Bola de Ouro.
Em caso de empate, os jogadores são separados pelo número de votos de primeiro lugar, segundo, terceiro e assim por diante.
Quem é o único jornalista brasileiro a votar na Bola de Ouro?
O único jornalista brasileiro com direito a voto na Bola de Ouro é Cleber Machado. Em entrevista ao Estadão, em 2023, o narrador com acordo para trocar o SBT pela Record explicou como surgiu o convite.
“A Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (Aceesp) tinha um horário num campo de futebol atrás do shopping Center Norte, da Fupe, e a gente ia jogar bola lá de manhã. E entre quem jogava tinha um jornalista francês que trabalhava na Gazeta Esportiva e escrevia para a France Football. Ele me disse que estavam ampliando o colégio eleitoral do prêmio e perguntou se poderia me sugerir. Depois começaram a me enviar e-mail e desde então estou votando anualmente”.
Cléber Machado
Em 2023, Cleber Machado elaborou o top 5 com Lionel Messi, Erling Haaland, Kylian Mbappé, Luka Modric e Rodri. No ano anterior, escolheu o atacante francês Karim Benzema como destaque, seguido por Mohamed Salah, Kevin De Bruyne, Vinícius Júnior e Mbappé.
Vini Jr favorito
A imprensa europeia considera o brasileiro Vinícius Júnior favorito à Bola de Ouro. Na temporada 2023/24, ele levantou novamente o troféu da Champions League pelo Real Madrid e foi decisivo no mata-mata, inclusive com gol na final. Além disso, sagrou-se campeão do Campeonato Espanhol. Ao todo, disputou 46 jogos, marcou 26 gols e deu 12 assistências.
Dos concorrentes de Vini Jr, Rodri ganhou novamente o Campeonato Inglês pelo Manchester City e foi campeão da Eurocopa, sendo eleito melhor jogador do torneio. Já Jude Bellingham levou a Seleção da Inglaterra à final do torneio continental e foi um dos principais nomes do Real Madrid na temporada.
Veja a lista da revista France Football
- Jude Bellingham (Real Madrid)
- Rúben Dias (Manchester City)
- Phil Foden (Manchester City)
- Federico Valverde (Real Madrid)
- Dibu Martínez (Aston Villa)
- Erling Haaland (Manchester City)
- Nico Williams (Athletic Bilbao)
- Granit Xhaka (Bayer Leverkusen)
- Artem Dovbyk (Girona)
- Toni Kroos (Real Madrid)
- Vinícius Júnior (Real Madrid)
- Dani Olmo (RB Leipzig)
- Florian Wirtz (Bayer Leverkusen)
- Martin Odegaard (Arsenal)
- Mats Hummels (Borussia Dortmund)
- Rodri (Manchester City)
- Harry Kane (Bayern de Munique)
- Declan Rice (Arsenal)
- Vitinha (PSG)
- Cole Palmer (Chelsea)
- Dani Carvajal (Real Madrid)
- Lamine Yamal (Barcelona)
- Bukayo Saka (Arsenal)
- Hakan Çalhanoglu (Inter de Milão)
- William Saliba (Arsenal)
- Kylian Mbappé (PSG)
- Lautaro Martínez (Inter de Milão)
- Ademola Lookman (Atalanta)
- Antonio Rüdiger (Real Madrid)
- Alejandro Grimaldo (Bayer Leverkusen)