Último brasileiro a conquistar a Bola de Ouro, o ex-meio-campista opinou sobre os critérios utilizados para definir o vencedor nos dias atuais e como isso teria impedido o atacante Neymar de vencer a premiação. Ele também disse quem espera que ganhe em 2024.
“Hoje esse prêmio individual acabou sendo vinculado ao prêmio coletivo. Eu fico muito feliz com isso, porque o futebol realmente é um esporte coletivo e ninguém conquista nada sozinho. São raros os nomes que a gente vê de alguém que conquistou a Bola de Ouro sem ter sido o grande protagonista de uma conquista coletiva. Agora, quem me vem à mente é o Ronaldo, que conquistou uma Copa UEFA com a Inter e foi o melhor jogador do mundo. Mas o Ronaldo também transcende, é um dos raros nomes que consegue transcender essa conquista coletiva”, iniciou em entrevista ao ge.
Após Kaká, que levou o prêmio em 2007, poucos foram os jogadores brasileiros que se destacaram no futebol internacional a ponto de serem cogitados para ficar com a Bola de Ouro. O principal deles foi Neymar, que brilhou na Europa de 2013 a 2023. Para o ex-Milan e Real Madrid, faltou ao atacante do Al-Hilal o protagonismo em uma grande conquista.
“Acredito que o Neymar só não foi escolhido o melhor jogador do mundo por não ter sido esse protagonista numa conquista coletiva. Mesmo tendo sido muito importante naquela do Barcelona na Champions League, o Messi acabou se sobressaindo como protagonista. Se o PSG tivesse vencido a final da Champions contra o Bayern de Munique, provavelmente o Ney tinha sido escolhido naquele ano o melhor jogador do mundo. (…) Na minha opinião, ele (Neymar) performou como melhor jogador do mundo em vários momentos da carreira dele.”
Kaká, eleito melhor do mundo em 2007
Sucessor do protagonismo de Neymar no futebol europeu, o atacante Vinicius Jr. é destaque do Real Madrid e favorito para ganhar a Bola de Ouro nesta temporada. Kaká concorda com a possível premiação.
“Agora o Vini vem nessa pegada. Ele foi o grande protagonista de uma conquista coletiva esse ano, que foi a do Real Madrid na Champions League. Assim, ele se torna o grande favorito, e a gente, claro, fica aqui na torcida para que isso aconteça. Eu ficaria realmente muito, muito feliz com um brasileiro voltando a ser melhor jogador do mundo”, concluiu.
Bola de Ouro 2024
A Bola de Ouro será entregue ao melhor jogador e à melhor jogadora do mundo na temporada 2023/2024 em 28 de outubro. A cerimônia começa às 16h (horário de Brasília), no Théâtre du Châtelet, em Paris.