Mais tradicional premiação do futebol mundial, a Bola de Ouro, concedida pela revista France Football, tem um brasileiro na briga entre os técnicos. A festa dos vencedores será nesta segunda-feira, às 16h (de Brasília), com transmissão da TNT, na TV fechada, e do serviço de streaming Max.
O brasileiro que concorre entre os treinadores é Arthur Elias, ex-Corinthians e, desde a saída de Pia Sundhage, comandante da Seleção Brasileira Feminina de Futebol.
Ele disputa a Bola de Ouro com outras estrelas do futebol feminino, como a holandesa Sarina Wiegman, técnica da Seleção da Inglaterra.
Indicados a melhor técnico de futebol feminino
- Sonia Bompastor (Lyon/Chelsea)
- Arthur Elias (Corinthians/Brasil)
- Jonatan Giraldez (Barcelona/Washington Spirit)
- Emma Hayes (Chelsea/Estados Unidos)
- Filipa Patão (Benfica)
- Sarina Wiegman (Inglaterra)
Brasileiros ganhadores da Bola de Ouro
Curiosamente, a Bola de Ouro só contemplou o futebol feminino a partir de 2018 – embora seja entregue desde 1956. O Brasil nunca teve um vencedor nessa categoria. Marta concorreu em duas edições (2018 e 2019).
Entre as jogadoras, neste ano concorrem a zagueira Tarciane, atualmente no Houston Dash-EUA, e a atacante Gabi Portilho, do Corinthians.
No masculino, o Brasil já teve quatro jogadores vencedores da Bola de Ouro, sendo que Ronaldo ganhou duas vezes – em 1997 e 2002.
Brasileiros que já ganharam a Bola de Ouro
- Ronaldo: 1997 e 2002
- Rivaldo: 1999
- Ronaldinho Gaúcho: 2005
- Kaká: 2007