FUTEBOL MINEIRO

Atlético e Cruzeiro em finais continentais no mesmo ano: veja quantas vezes ocorreu

Rivais de Belo Horizonte, Atlético e Cruzeiro se classificaram para as finais da Copa Libertadores e Copa Sul-Americana, respectivamente
Foto do autor
Compartilhe

Se tem uma cidade que está próxima ao topo do futebol sul-americano em 2024, é Belo Horizonte. Representantes da capital de Minas Gerais, Atlético e Cruzeiro garantiram nesta semana vagas para as finais da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana, respectivamente, e os rivais podem se sagrar campeões continentais no mesmo mês de novembro, em um intervalo de uma semana.

Só que não é a primeira vez que isso pode ocorrer. Atlético e Cruzeiro disputaram finais continentais no mesmo ano em outras cinco oportunidades – todas na década de 1990 -, mas nunca se enfrentaram. Veja abaixo. 

O Cruzeiro duela na final da Sul-Americana com o vencedor do confronto entre Racing e Corinthians, em 23 de novembro (sábado), no estádio La Nueva Olla, em Assunção, no Paraguai. Uma semana depois, em 30 de novembro, (sábado), no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, Atlético decide a Libertadores com o Botafogo. 

1992

A primeira vez que Atlético e Cruzeiro estiveram em finais continentais na mesma temporada foi em 1992. 

Na ocasião, o Galo, que estreava em decisões sul-americanas, se sagrou campeão da Copa Conmebol sobre o Olimpia, enquanto o Cruzeiro conquistou a Supercopa Libertadores sobre o Racing e perdeu a final da Recopa Sul-Americana para o Colo-Colo. 

O intervalo entre o título alvinegro da Copa Conmebol e a taça celeste da Supercopa foi de dois meses e dois dias. 

1993

Em contrapartida à felicidade do ano anterior, Atlético e Cruzeiro chegaram novamente a finais continentais, só que, desta vez, sem obter sucesso.

Em 1993, o Galo foi à final da Copa Ouro, competição que contou com a participação dos atuais campeões continentais, e perdeu para o Boca Juniors, enquanto o Cruzeiro foi derrotado na decisão da Recopa Sul-Americana com o São Paulo. 

1995

O protagonismo mineiro no continente seguiu forte na década de 1990, mas apenas o lado celeste comemorou conquistas em 1995. 

Na ocasião, o Atlético perdeu a final da Copa Conmebol para o Rosario Central, enquanto o Cruzeiro conquistou os títulos da Copa Ouro, sobre o São Paulo, e da Copa Master da Supercopa, sobre o Olimpia. 

1996

Os mineiros continuaram decidindo torneios continentais na temporada seguinte, mas nenhum lado de BH comemorou. 

Em 1996, o Atlético foi derrotado pelo São Paulo na final da Copa Master Conmebol, torneio com os quatro primeiros campeões da Copa Conmebol, e o Cruzeiro perdeu a final da Supercopa Libertadores para o Vélez Sarsfield. 

1997

A última vez, até 2024, que Atlético e Cruzeiro estiveram entre os dois melhores de torneios continentais no mesmo ano foi em 1997. 

Assim como em 1992, foi uma temporada em que ambos os clubes conquistaram as taças disputadas. Na ocasião, o Atlético bateu o Lanús e conquistou a Copa Conmebol, e o Cruzeiro derrotou o Sporting Cristal e ergueu a taça da Copa Libertadores. 

Até por isso, 1997 pode ser considerada o cenário mais semelhante a 2024, apenas com uma inversão da situação, já que, 27 anos atrás, o Galo venceu o segundo torneio do continente e a Raposa conquistou a principal taça sul-americana, oposto ao que os clubes buscam neste ano. 

O intervalo entre as conquistas continentais de Atlético e Cruzeiro em 1997 foi de quatro meses e quatro dias. 

Compartilhe