FUTEBOL NACIONAL

Jornal espanhol aponta ‘domínio sem fim’ de brasileiros na Libertadores e Sul-americana

Jornal As afirmou que existe uma dominância recente dos times brasileiros sobre as demais equipes da América do Sul por razões financeiras
Foto do autor
Compartilhe

O jornal Diario As, da Espanha, apontou, em matéria publicada nesta quinta-feira (31/10), uma dominância de equipes brasileiras na Copa Libertadores e Copa Sul-Americana nos últimos anos.

“O domínio inesgotável do futebol brasileiro em nível continental faz estrago no resto dos países, que veem inalcançável o nível esportivos e econômico dos vizinhos privilegiados que pegam os postos de honra na Copa Libertadores há vários anos”, inicia no texto, que tem o título “Brasil, um domínio sem fim”.

“Em 2024 a final do grande torneio sul-americano vai voltar a ter duas equipes brasileiras, Atlético Mineiro e Botafogo. Que eliminaram River (Plate) e Peñarol nas semifinais”, adiciona.

“É inimaginável pensar que qualquer outro país do planeta consiga contar com oito finalistas no torneio mais importante do continente em um período de apenas oito anos”, destaca.

“Além disso, nesse mesmo período teria que somar os outros três clubes que alcançaram a final da Copa Sul-Americana: Fortaleza, São Paulo e Bragantino. Cruzeiro jogará a (final) deste ano e o Corinthians também pode avançar. No total, 12 equipes diferentes, que podem ser 13, alcançaram uma final continental em menos de uma década”, adiciona.

“O principal motivo que permite ao Brasileirão gozar de uma superioridade tão grande é o fator econômico. O orçamento da maioria das equipes supera muito o do resto dos país e somente River e Boca são capazes de competir nesse aspecto. Mesmo que estejam ficando cada vez mais distantes”, aponta.

“A diferença não para de crescer e no horizonte se vislumbra um domínio brasileiro durante anos e anos. A crise econômica gerada pela pandemia da Covid-19 abriu uma brecha e agora não parece que nenhum outro campeonato pode alcançar um poderia parecido”, finaliza.

Libertadores

Atlético e Botafogo disputam o título da Libertadores em 30 de novembro (sábado), no Monumental de Nunez, na Argentina. O Brasil tem pelo menos um representante na final do torneio desde 2019.

Finais recentes

  • Flamengo x River Plate (2019)
  • Palmeiras x Santos (2020)
  • Palmeiras x Flamengo (2021)
  • Flamengo x Atlhetico-PR (2022)
  • Fluminense x Boca Juniors (2023)

Sul-Americana

Nesta edição da Copa Sul-Americana, o Cruzeiro já está garantido na final da competição. Além do time mineiro, o Brasil pode ter outro representante na decisão. O Corinthians disputa a vaga com o Racing nesta quinta-feira (31/10), na Argentina.

Finais recentes

  • Fortaleza x LDU (2023)
  • São Paulo x Independiente Del Valle (2022)
  • Athletico-PR x Bragantino (2021)
Compartilhe