FUTEBOL INTERNACIONAL

Ex-técnico da Seleção Sub-20 conquista tricampeonato e vira lenda no México

Em pouco tempo no América, André Jardine já se transformou no maior técnico da história do clube mexicano
Foto do autor
Compartilhe

Pela primeira vez na história, o América conquistou o tricampeonato mexicano ao empatar com o Monterrey, por 1 a 1, no Estádio BBVA, em Guadaloupe, no México, no domingo (15/12). Na partida de ida da final, o time dirigido pelo técnico brasileiro André Jardine havia vencido, por 2 a 1.

De acordo com o jornalista Juca Kfouri, Jardine foi eleito pela TV mexicana o maior técnico da história do América.

“Vi o jogo pela Televisa e os narradores foram unânimes: Jardine é o maior técnico da história mais que centenária do América, o maior campeão mexicano, agora com 16 títulos e, pela primeira vez, tricampeão”, disse o colunista do UOL.

Após a conquista, Jardine disse que o título foi o mais difícil da carreira. “Este torneio foi o mais complicado, porque não estar no estádio Azteca pesa muito para nós, sentimos muita falta do Azteca, ao mesmo tempo todas as dificuldades que passamos desde o início do torneio, que começou com a Copa América que nos retirou jogadores, algumas lesões que complicaram a nossa vida, começamos mal, mas assimilamos as críticas e conquistamos o título”, disse.

Jardine, de 45 anos, começou a carreira no futebol brasileiro nas categorias de base do Internacional, em 2003. Depois, passou por Grêmio e São Paulo. No clube paulista, chegou a ser efetivado como técnico do time profissional em novembro de 2018, mas foi desligado em fevereiro de 2019.

Em abril de 2019, foi convidado para trabalhar na CBF e comandou os times Sub-20 e Sub-23. Em 2022, aceitou o convite do San Luis para trabalhar no México. No ano seguinte, chegou ao América, maior clube do país.

Em pouco tempo no América, Jardine já conquistou seis títulos: o tri Campeonato Mexicano, o Campeão dos Campeões, a Copa dos Campeões e Supercopa da Liga MX.

Compartilhe