Nesta segunda-feira (30/12), o atacante Lucas Barrios anunciou sua aposentadoria do futebol, aos 40 anos de idade. O argentino naturalizado paraguaio jogou no Palmeiras entre 2015 e 2017, ano em que foi para o Grêmio. Em vídeo postado em suas redes sociais, ele confirmou o plano de atuar como treinador.
“Queria comunicar a todos que chegou o momento de dizer adeus ao futebol profissional. Vamos nos cruzar mais nos gramados, mas do outro lado, o lado que vou ocupar como treinador, apoiando os jovens, dando ferramentas para poderem crescer e contar a experiência que tive em todos esses anos”, afirmou.
Hoy me despido como jugador profesional pero nos volveremos a cruzar en las canchas!!
— Lucas Barrios (@LucasBarrios_) December 30, 2024
Gracias por el apoyo recibidos todos estos años! Los quiero mucho! Lucas! 🙏🏻🙏🏻⚽️⚽️❤️❤️ pic.twitter.com/1jQD9PEGWS
Em 22 anos de carreira, Barrios defendeu 19 clubes, entre eles o Palmeiras, pelo qual conquistou a Copa do Brasil 2015 e o Brasileirão 2016. Pelo Verdão, atuou em 44 jogos e marcou 13 gols. Em 2017, chegou ao Grêmio e conquistou a Copa Libertadores.
Na Europa, Barrios teve destaque no Borussia Dortmund, pelo qual conquistou o Campeonato Alemão em duas oportunidades, além de uma Copa da Alemanha. O atacante vestiu as cores da seleção paraguaia de 2010 a 2017 e disputou a Copa do Mundo da África do Sul.
Barrios já tinha anunciado sua aposentadoria do futebol em setembro de 2022, mas retomou a carreira pelo Sportivo Trinidense, do Paraguai. O último clube que defendeu foi o Sportivo Luqueño, de julho de 2023 até agosto deste ano.