FUTEBOL FEMININO

Ex-dirigente do Cruzeiro assume cargo na Federação Paulista de Futebol

Kin Saito atuou como diretora de futebol feminino do Cruzeiro por quase dois anos, quando optou por sair por ter alcançado 'teto individual' na Toca da Raposa
Foto do autor
Compartilhe

Com passagem relevante pelo Cruzeiro, Kin Saito terá desafios em outro estado. Nesta quinta-feira (9/1), a Federação Paulista de Futebol (FPF) a anunciou como a nova diretora executiva do departamento de futebol feminino. Agora, a dirigente terá a missão de comandar o setor que organiza as competições femininas geridas pela entidade.

Referência na luta pelo desenvolvimento do futebol feminino, Kin Saito deixou claro que pretende seguir no mesmo caminho. Ela substitui Ana Lorena Marche, desligada, nessa quarta-feira (8/1), do cargo que ocupava desde outubro de 2023.

“Carrego um apreço imenso pelas contribuições históricas das mulheres que tiverem a oportunidade de deixar uma marca aqui e pela visão de mundo do presidente Reinaldo Carneiro Bastos. Meu compromisso é dar continuidade aos projetos que fazem da FPF a instituição mais transformadora do Brasil”, disse Kin à FPF.

Kin Saito no Cruzeiro

Kin Saito foi apresentada como diretora do futebol feminino do Cruzeiro em maio de 2022 e firmou compromisso pelo desenvolvimento da equipe. Antes, desde 2018, atuava como coordenadora da categoria no grupo R9, gerido por Ronaldo Fenômeno.

Durante a gestão, as Cabulosas ganharam espaço no cenário nacional. Em 2023, conquistaram o Campeonato Mineiro e terminaram a primeira fase do Campeonato Brasileiro Feminino em oitavo – até então, o melhor desempenho da história da equipe na competição. Despediram-se do torneio nas oitavas de final, ao perderem para o Corinthians.

Em 2024, o Cruzeiro chegou à final da Supercopa. Em mais uma derrota para o Timão, o título escapou. Mas o tropeço não apagou o momento brilhante que a equipe viveu. Afinal, alcançou uma final nacional pela primeira vez. Alguns meses depois, a Raposa se classificou ao mata-mata do Brasileiro na quinta colocação e superou a campanha de 2023. Nas quartas, esbarrou-se no Palmeiras.

Kin Saito deixou o Cruzeiro em setembro de 2024. Pouco depois que anunciou a saída, argumentou que havia alcançado o teto individual na Toca da Raposa.

“Desejo ver o futebol feminino do Cruzeiro cada vez maior. O lugar de referência em planejamento, investimento, estrutura, competitividade e profissionalismo são conquistas para ter orgulho, preservar e aprimorar. É transparente que alcancei um teto pessoal e individual do que seria possível contribuir, e reconheço que o sucesso do projeto das Cabulosas também pode ser realizado sob outras lógicas. Não há destino profissional traçado ou área de atuação definida. Espero encontrar novas formas de ajudar a evolução do futebol feminino. Por fim, às atletas, colaboradores e a quem carrega o mérito de lapidar diariamente as Cabulosas, meus mais sinceros agradecimentos. E à Nação Azul, foi uma honra servir e carrego gratidão ao apoio. Estarei na torcida e segura de que as decisões seguirão com o que for melhor para o Cruzeiro”, disse, ao deixar Belo Horizonte.

Compartilhe