
A Conmebol definiu as datas e os horários dos sorteios das oitavas de final da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana. O evento ocorrerá na segunda-feira, 2 de junho, às 12h (de Brasília), em Luque, no Paraguai.
Os possíveis confrontos poderão ser especulados após o desfecho da fase de grupos. A última rodada está prevista para a próxima semana, entre os dias 27 e 29 de maio.
Os dois primeiros de cada chave na Libertadores avançam às oitavas de final. Haverá dois potes para o sorteio: de um lado, os líderes; do outro, os segundos colocados.
Na Sul-Americana, somente os primeiros dos oito grupos vão diretamente às oitavas, enquanto os vice-líderes duelam nos playoffs com os times eliminados em terceiro na Libertadores.
Para os playoffs, não haverá sorteio: o melhor vice-líder da Sula encara o pior terceiro da Libertadores, o segundo melhor pega o segundo pior, terceiro contra terceiro… até que se chegue ao pior vice-líder contra o melhor terceiro.
Já nas oitavas da Sula, o critério será similar ao da Libertadores: no pote 1, os primeiros colocados; no 2, os ganhadores dos playoffs.
Libertadores
O Palmeiras é o único time 100% na Libertadores e já garantiu a primeira posição do Grupo G e geral, com 15 pontos. O São Paulo, que soma 11 no Grupo D, é outro brasileiro classificado.
Também estão confirmados até o momento nos mata-matas Penãrol (Grupo H), Racing (Grupo E), River Plate (Grupo B) e Vélez Sarsfield (Grupo H).
Botafogo, Flamengo, Fortaleza, Internacional e Bahia são os demais brasileiros nos grupos da Libertadores. Todos têm chances de ida às oitavas.
Sul-Americana
Entre os brasileiros, somente o Cruzeiro não tem mais perspectivas de se qualificar para os mata-matas da Sul-Americana – seja pelos playoffs ou oitavas de final.
Por outro lado, Fluminense, segundo do grupo F (10 pontos), e Atlético, com oito pontos no grupo H (2º), dependem só de si para terminar em primeiro. Para isso, precisam ganhar de Once Caldas (12) e Cienciano (9), respectivamente.
O Corinthians (8 pontos) também pode ser o líder, mas necessita de goleada por no mínimo 4 a 0 sobre o Huracán (11 pontos). Por sua vez, o Grêmio (9 pontos) tem de vencer o Sportivo Luqueño, bem como torcer por empate ou derrota do Godoy Cruz (11 pontos) contra o Atlético Grau.
Vasco e Vitória seguem sonhando com os mata-matas, porém só podem ir aos playoffs. O rubro-negro está em segundo no grupo B, com seis pontos, e o cruz-maltino é o terceiro no G, com cinco.