Uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) debaterá a possibilidade de o Setor Amarelo do Mineirão ter as cadeiras retiradas. O espaço fica atrás de um dos gols do Gigante da Pampulha – no lado Sul.
A reunião para a discussão do tema está agendada para 29 de maio, às 14h, no Auditório José Alencar da Assembleia.
É de autoria do deputado Professor Cleiton (PV) o requerimento para a audiência pública sobre a possibilidade de um setor sem cadeiras no Mineirão.
O parlamentar afirma que a iniciativa atenta para a falta de um espaço popular e de ingressos economicamente acessíveis no principal estádio de Minas Gerais.
“A pauta é promover o debate na tentativa de como seriam os trâmites legais para executar a ação. A ideia é que o estádio tenha um espaço mais popular e com preços mais atrativos para os torcedores”, explicou Professor Cleiton, nesta quinta-feira (22/5), em entrevista ao No Ataque.
A discussão também é embasada em arenas brasileiras que decidiram retirar cadeiras em setores atrás de um dos gols. Os principais exemplos são a Arena MRV, do Atlético, em Belo Horizonte; a Arena do Grêmio, em Porto Alegre; e o Castelão, em Fortaleza.
“Os torcedores teriam a possibilidade de assistir aos jogos de pé, como era comum antigamente. Outro fato interessante é que algumas arenas do país já fizeram essa operação e vem funcionando muito bem”, comentou o deputado.
Foram convidados e confirmaram presença na audiência pública Marcone Barbosa, diretor de Marketing e Comercial do Cruzeiro; Bruno Patrício Pereira, diretor da regional de Minas Gerais da Associação Nacional das Torcidas Organizadas (Anatorg); Éric Andrade Rezende, geógrafo na Prefeitura de Contagem (MG); Diogo Henrique Silva, analista social; Gustavo Antônio da Silva, presidente da Associação Mineira de Engenharia de Incêndio (Amei); além de Jacqueline Alves, diretora da Minas Arena.
Pedro Bruno Barros de Souza, titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, foi convidado, mas ainda não confirmou que irá ao debate.
O que diz o Mineirão sobre a retirada das cadeiras
Em contato com o No Ataque, a administração do Mineirão informa que aguarda a conclusão da discussão na audiência pública na Assembleia para avaliar a viabilidade da retiradas das cadeiras do setor amarelo.
Mineirão antes e depois da reforma para Copa de 2014
Inaugurado em setembro de 1965, o Mineirão foi reformado e passou a ser composto por cadeiras nas arquibancadas por exigências da Fifa para receber a Copa do Mundo de 2014.
A atual capacidade do estádio é de 61.927 espectadores.
O recorde de público em quase 60 anos de história do estádio em Belo Horizonte foi registrado na final do Campeonato Mineiro de 1997, entre Cruzeiro e Villa Nova, com 132.834 pessoas presentes.