FUTEBOL

Adversário do Palmeiras, Porto tem parceria com clube de Minas

Time português tem acordo de cooperação técnica com o Coimbra, clube formador de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Compartilhe

Um dos representantes do Brasil no Mundial de Clubes da Fifa, o Palmeiras estreia na competição no próximo domingo (15), às 19h, nos EUA, contra um velho conhecido dos torcedores brasileiros: o Porto, de Portugal.

O time português tem acordo de cooperação técnica com o Coimbra, clube formador de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, atual vice-campeão mineiro sub-17 e representante do estado nas últimas duas Copas São Paulo de Futebol Júnior.

Anunciado em fevereiro deste ano em Portugal, pelo presidente dos Dragões, André Villas-Boas, e pelo representante do Coimbra, Ricardo Guimarães – um dos acionistas do Atlético -, o acordo entre tem validade de 12 anos e representa grande participação da equipe europeia na gestão e estrutura do time mineiro.

O Coimbra passou a ser chamado de Coimbra FC Porto e tem em seu uniforme para a temporada de 2025 o escudo do Porto e as cores azul e branco juntamente com o seu tradicional laranja.

O clube português tem um coordenador trabalhando nas atividades em Minas Gerais. O português Inácio Soares, de 33 anos, é o responsável pela implementação das metodologias de treino e pela definição do plano de formação de novos atletas técnico da parceria. Ele destaca os desafios e os resultados do trabalho até aqui.

“Trabalhamos diariamente para identificar e formar jovens atletas com potencial, respeitando sempre o perfil que buscamos para o clube. Felizmente, contamos com excelentes condições de trabalho aqui em Contagem, o que já nos dá a possibilidade de ver a aplicação da metodologia do Porto nas nossas equipes de base”, afirmou Soares.

“Buscamos implementar os princípios e a filosofia de jogo do Porto, mas ao mesmo tempo fazemos questão de manter e estimular aquilo que o jogador e o futebol brasileiro têm de especial: a criatividade, a técnica e a alegria em campo. Esse equilíbrio é essencial para formarmos atletas completos e preparados para os desafios futuro”.

Inácio Soares

Junto com Soares chegou também ao Coimbra o gerente de futebol Sandro Queiroz, de 51 anos, natural de Rio Branco-AC. Depois de seis anos no Ceará, ele aceitou o desafio de gerir o futebol do agora Coimbra FC Porto.

“Chegamos ao clube e encontramos uma ótima estrutura, bons profissionais nas comissões técnicas, mas precisávamos mudar o perfil dos nossos jogadores. Por meio da nossa captação conseguimos encontrar atletas que aliassem não só qualidade, mas também força e técnica. E uma vez integrados, começamos a trabalhar a cultura da vitória dentro deles. Tudo isso alinhado à filosofia do Porto”.

Início promissor

Kayky Gabriel, de 18 anos, e Ryan Gobbi, de 16 anos, foram integrados ao elenco sub-19 do Porto(foto: Divulgação/FC Porto)

E a dupla luso-brasileira teve um início promissor na temporada. Por competições oficiais e não oficiais, nas categorias sub-20, sub-17, sub-15 e sub-14, o Coimbra já disputou 39 partidas, com 25 vitórias, sete empates e apenas sete derrotas.

Os bons resultados resultaram nos primeiros intercâmbios de atletas. Os atacantes Kayky Gabriel, de 18 anos, e Ryan Gobbi, de 16 anos, foram integrados ao elenco sub-19 do Porto para um período de treinos. Eles retornaram ao Brasil e estão sendo monitorados pelo time europeu.

“É apenas um início de trabalho, mas estamos muito animados com os resultados até aqui. Além do desempenho esportivo, queremos cada vez mais melhorar o processo de formação dos atletas”, conclui Queiroz.

Compartilhe
Sair da versão mobile