ESPORTE NA MÍDIA

Ex-gestor do Cruzeiro, Ronaldo projeta desempenho dos brasileiros no Mundial

Fenômeno analisou os quatro representantes brasileiros na competição: Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo

Compartilhe

O ex-jogador e ex-gestor da SAF do Cruzeiro, Ronaldo Nazário, comentou as expectativas para o novo Mundial de Clubes da FIFA, que será disputado nos Estados Unidos. Em entrevista à Betfair, o Fenômeno analisou os quatro representantes brasileiros na competição – Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo – e indicou seus favoritos à conquista do título.

“É muito especial ver quatro clubes brasileiros nesse novo formato do Mundial. Falo sobre a competitividade e a qualidade do nosso futebol. Somos referência na América; o único país a mandar quatro representantes e cada um deles com uma história interessante, cheia de méritos para se classificar. O Brasil tem total condição de fazer bonito no torneio”, afirmou Ronaldo, que venceu o Mundial com o Real Madrid no antigo formato.

Palmeiras, o mais promissor

Na análise do ex-atacante, o Palmeiras chega como o brasileiro mais bem estruturado para encarar o desafio. “O Palmeiras tem um projeto de futebol muito sólido. Digo sempre que, pra um time funcionar, é preciso bons elementos em cada posição do campo, tranquilidade para trabalhar e processos bem executados no extra-campo. Eles têm um treinador que sabe gerenciar muito bem todos esses fatores; o Abel Ferreira conhece e extrai o melhor do elenco”, avaliou.

Para Ronaldo, essa estabilidade é a chave do sucesso recente do clube paulista na Libertadores. “Acredito que é o time brasileiro com mais chances na primeira fase e com grande possibilidade de, mais uma vez, estar entre os finalistas do torneio”, completou.

Flamengo e sua força internacional

Campeão da Libertadores em 2022, o Flamengo também ganhou destaque na fala do ex-jogador. Ronaldo aponta o peso da camisa rubro-negra como um diferencial. “O Flamengo vai ter um início complicado dividindo o grupo com o Chelsea. Já será um teste importante para o clube na primeira fase. Mas tenho certeza que o time avança e fará uma boa copa, são jogadores acostumados com decisões, experientes, ganhando muitos títulos nos últimos anos”, disse.

Ele também ressaltou a imagem consolidada do clube no exterior. “A marca Flamengo é muito forte internacionalmente com o histórico de campeão do mundo. Torço para que consigam mostrar o bom futebol no Mundial e estejam entre os finalistas”.

Fluminense encara um novo ciclo

Sobre o Fluminense, campeão da Libertadores de 2023, Ronaldo reconheceu os obstáculos do clube após trocas no comando técnico. “O Fluminense passou por algumas mudanças em 2024 e 2025 com a saída de Fernando Diniz e Mano Menezes do comando técnico. O Renato Gaúcho chega com um grande desafio e o time, sem dúvida, tá evoluindo bastante – estão entre os primeiros no Brasileirão e classificados para o mata-mata da Sul-Americana”, disse.

O grupo do tricolor carioca, que terá o Borussia Dortmund pela frente, foi apontado como desafiador. “Acredito que se classificarão, mas terão dificuldades no mata-mata”.

Botafogo e o grupo mais difícil

Recém-coroado campeão da Libertadores de 2024, o Botafogo também foi alvo da análise de Ronaldo, que apontou o grupo da equipe carioca como o mais complicado da fase inicial. “O Botafogo viveu um 2024 incrível, voltou a disputar e conquistar títulos. Estar no Mundial agora é reflexo dessa retomada. Mas, se há um grupo da morte, é o deles. Dividir forças contra o PSG – atual campeão da Champions – e o Atlético de Madrid – figura carimbada nas fases finais dos torneios que disputa – será um desafio enorme pro clube.”

Segundo ele, o alvinegro precisa fazer valer o duelo contra o Seattle Sounders para ter chance de avançar. “O Botafogo precisa vencer bem o confronto inicial e jogar de igual pra igual contra pelo menos um dos europeus. No mínimo, então, são dois jogos sólidos para tentar se classificar à próxima fase”.

Favoritos ao título

Questionado sobre quem pode levantar a taça no novo formato, Ronaldo apontou os gigantes europeus como favoritos naturais, mas sem descartar uma surpresa brasileira. “Para o título, entre os brasileiros, a equipe com maior potencial de surpreender é o Palmeiras, seguida do Flamengo”, projetou.

Entre os europeus, o ex-jogador citou quatro clubes como principais candidatos. “Destaco o Real Madrid e o PSG como maiores favoritos ao título. O Real pela equipe cheia de estrelas e com jogadores que podem definir partidas como Mbappé, Bellingham, Courtois e Vini Júnior; o PSG pela bola que jogou na final da Champions – com certeza, será um time pra ficar de olho no Mundial”, afirmou.

“Outros que devem estar entre os finalistas são o Manchester City – que vem de uma temporada desafiadora e o Pep Guardiola vai querer essa conquista para não terminar o ano zerado – e o Bayern de Munique – um time tradicional e forte em disputas internacionais.”

Novo formato, mais desafios

A edição de 2025 será a primeira com 32 clubes participantes, seguindo o modelo da Copa do Mundo de seleções. Os times estão divididos em oito grupos com quatro equipes cada, e os dois melhores de cada chave avançam para o mata-mata. A grande final está marcada para o dia 14 de julho.

Compartilhe
Sair da versão mobile