
Classificado à primeira edição da Copa do Mundo de Clubes via ranking da Uefa, o Porto é um dos 12 representantes da Europa. Os Dragões estão no Grupo A do Mundial de Clubes, ao lado de Palmeiras, Al Ahly e Inter Miami.
A Copa do Mundo de Clubes da Fifa será disputada de 14 de junho a 13 de julho, nos Estados Unidos, com 32 times no páreo.
O Porto chega ao Mundial depois de pouco destaque na temporada 2024/2025. A equipe ficou na terceira posição no Campeonato Português, caiu nos playoffs da Liga Europa e foi eliminado nas duas copas nacionais.
O único título do Porto na temporada passada foi o da Supertaça de Portugal, vencendo o Sporting, nos pênaltis.
No entanto, o Porto chega ao Mundial com muita tradição e ‘camisa pesada’. Os brancos e azuis têm dois títulos da Champions League e duas taças intercontinentais na galeria.
O Porto já conquistou o Campeonato Português 30 vezes – tem oito títulos a menos que o rival Benfica, maior campeão nacional.
“Vamos ter um grande sentido de responsabilidade no Mundial. Vamos respeitar a história e os pergaminhos do clube. Obviamente, queremos avançar às oitavas de final. É um objetivo alcançável para o Porto. Precisamos lutar pelas vitórias e ter um bom arranque”, declarou André Villas-Boas, ex-técnico e atual presidente do clube.
Como o Porto chegou ao Mundial?
A Fifa distribuiu 12 das 32 vagas no Mundial a clubes da Europa. Os campeões da Champions League entre 2020/21 e 2023/24 (Chelsea, Manchester City e Real Madrid, que conquistou o título duas vezes no período) tinham lugar garantido. Os outros nove representantes do continente se classificaram via ranking.
Dessa forma, o Porto conseguiu a classificação para o Mundial por meio do ranking da Uefa. Os Dragões são o quinto melhor time elegível no ranking quadrienal da entidade europeia.
Os portistas garantiram o top 5 do ranking da Uefa com as campanhas nas últimas edições da Champions. Em apenas uma, em 2021/2022, o Porto não avançou às oitavas de final do torneio.
Grupo A do Mundial de Clubes
- Porto (Portugal)
- Palmeiras (Brasil)
- Al Ahly (Egito)
- Inter Miami (Estados Unidos)
Jogos do Porto no Grupo A do Mundial de Clubes: onde assistir
A estreia do Porto no Mundial de Clubes será contra o Palmeiras. O jogo está agendado para 15 de junho (domingo), às 19h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jérsei.
- Onde assistir: Globo, SporTV, CazéTV e DAZN
Na segunda rodada do Grupo A, o Porto terá pela frente o Inter Miami, de Lionel Messi. O jogo contra os estadunidenses será no dia 19 de junho (quinta-feira), às 16h, no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta.
- Onde assistir: Globo, SporTV, CazéTV e DAZN
O encerramento do Porto na fase de grupos do Mundial de Clubes será contra o Al Ahly, maior campeão egípcio e dono de 12 títulos da Champions League Africana, no dia 23 de junho (segunda-feira), às 22h (horário de Brasília), novamente no MetLife Stadium, em Nova Jérsei.
- Onde assistir: SporTV, CazéTV e DAZN
Jogos do Porto no Grupo A do Mundial: datas, horários e locais
- 1ª rodada
- Palmeiras x Porto
- Domingo, 15 de junho, às 19h – Estádio Metlife, em Nova Jérsei
- 2ª rodada
- Porto x Inter Miami
- Quinta-feira, 19 de junho, às 16h – Estádio Mercedes-Benz, em Atlanta
- 3ª rodada
- Porto x Al Ahly
- Segunda-feira, 23 de junho, às 22h – Estádio Metlife, em Nova Jerséi
Onde assistir aos jogos do Porto no Mundial de Clubes
Os jogos do Porto pelo Grupo A da Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025 serão transmitidos no Brasil por Globo (TV aberta), Globo Play (streaming), SporTV (TV por assinatura), CazéTV (YouTube) e DAZN (streaming).
Em parceria, a Prime Video (streaming) e a Disney+ (streaming) retransmitirão o sinal da CazéTV sem custos adicionais aos assinantes.
Elenco do Porto no Mundial
Goleiros
- Diogo Costa, Cláudio Ramos e Diogo Fernandes.
Defensores
- Otávio Ataide, Gabriel Brás, Iván Marcano, Zé Pedro, Zaidu, João Mário, Nehuén Pérez, Tomás Pérez, Martim Fernandes e Francisco Moura
Meio-campistas
- Gabri Veiga, Stephen Eustáquio, William Gomes, Fábio Vieira, Pepê, Vasco Sousa, André Franco, Alan Varela e André Oliveira
Atacantes
- Samu, Rodrigo Mora, Danny Namaso, Deniz Gül, Ángel Alarcón e Gonçalo Borges
Técnico
- Martín Anselmi