
O advogado Castellar Modesto Guimarães Neto voltará a assumir a presidência da Federação Mineira de Futebol (FMF) em 2026, oito anos após deixar o cargo. Ele foi eleito pela chapa “Avante Futebol Mineiro”, que conta com a vice-presidente Helena Miranda Campos de Abreu.
Castellar Neto esteve à frente da FMF entre 2014 e 2018. Na época, o dirigente tinha 31 anos e foi o mais jovem presidente eleito das federações estaduais. Ele é formado em direito pela Universidade Fumec e mestre pela Universidade Sorbonne, da França, e passou pela vice-presidência da CBF.
A chapa “Avante Futebol Mineiro” foi eleita por aclamação, ou seja, por unanimidade, em Assembleia Geral Eletiva realizada nesta terça-feira (17/6). A gestão comandará a FMF no quadriênio 2026-2030.
Vice-presidente eleita, Helena de Abreu é a atual secretária-geral da FMF. Ela marca um momento histórico e será a primeira mulher eleita a compor a diretoria da entidade.
Dirigentes de clubes mineiros marcaram presença na assembleia. Presidente do Betim, Frederico Pacheco elogiou a gestão e ressaltou o apoio do time da Grande BH aos dirigentes.
“Aqui no Betim, a gente conhece bem o trabalho dessa turma que foi eleita pra comandar a FMF. São pessoas que realmente entendem de futebol e sempre estiveram do nosso lado, tanto nos momentos bons quanto nas dificuldades. O nosso clube sempre teve o apoio deles, e isso faz toda a diferença. O que mais me deixa confiante é que eles sabem que o futebol mineiro é feito de parcerias. Não adianta só cuidar dos grandes – tem que olhar pra todo mundo, do profissional ao amador. E eles sempre fizeram isso. Tenho certeza de que vamos ter uma FMF ainda mais próxima dos clubes, mais presente no dia a dia, e que vai ajudar a fortalecer o futebol em todo o estado“, disse.