O presidente da Argentina, Javier Milei, não hesitou em comentar o contraste entre o bom desempenho dos clubes brasileiros e a eliminação precoce de Boca Juniors e River Plate no Mundial de Clubes da Fifa, disputado nos Estados Unidos.
Milei relacionou diretamente os resultados negativos dos gigantes argentinos, que caíram ainda na fase de grupos, à gestão de Claudio Tapia à frente da Associação de Futebol Argentino (AFA).
“Nem River, nem Boca Juniors. Nenhum argentino no Mundial de Clubes. O Brasil foi com quatro times, todos os quatro avançaram. Até quando vamos apontar o fracasso do modelo Chiqui Tapia?”, questionou Milei.
O presidente argentino aproveitou a oportunidade para reforçar suas críticas à gestão do futebol local e reiterar a necessidade de implantação das Sociedades Anônimas Desportivas (SADs), modelo similar às SAFs brasileiras, uma proposta que ainda não avançou no país vizinho.
“Um campeonato fraco, com 30 equipes, sem competitividade, sem SADs, sem incentivos. Não está à altura do tremendo público argentino que lota estádios ao redor do mundo”, afirmou Milei, evidenciando sua visão sobre os problemas estruturais do futebol local.
O River Plate terminou na terceira posição do Grupo E, com quatro pontos (uma vitória, um empate e uma derrota). Inter de Milão, com sete pontos, e Monterrey, com cinco, avançaram.
Por sua vez, o Boca Juniors também ficou no terceiro posto do Grupo C, com dois pontos (dois empates e uma derrota). Benfica, com sete pontos, e Bayern, com seis, garantiram as vagas às oitavas de final.
Já os times brasileiros (Flamengo, Fluminense, Botafogo e Palmeiras) estão garantidos nas oitavas de final.
Data e horário das oitavas de final do Mundial de Clubes
Com dois jogos por dia, as oitavas de final estão agendadas de sábado (28/6) a terça-feira (1/7). No fim de semana, as partidas serão disputadas às 13h e às 17h, enquanto, nos dias úteis, os confrontos serão às 16h e às 22h.
- Palmeiras x Botafogo – 28/6 (sábado), às 13h, na Filadélfia
- Benfica-POR x Chelsea-ING – 28/6 (sábado), às 17h, em Charlotte
- Paris Saint-Germain-FRA x Inter Miami-EUA – 29/6 (domingo), às 13h, em Atlanta
- Flamengo x Bayern de Munique-ALE – 29/6 (domingo), às 17h, em Miami
- Inter de Milão-ITA x Fluminense – 30/6 (segunda-feira), às 16h, em Charlotte
- Manchester City-ING x Al-Hilal-ASA – 30/6 (segunda-feira), às 22h, em Orlando
- Real Madrid-ESP x Juventus-ITA – 1/7 (terça-feira), às 16h, em Miami
- Borussia Dortmund-ALE x Monterrey-MEX – 1/7 (terça-feira), às 22h, em Atlanta