
Artilheiro da Série B do Campeonato Brasileiro de 2017 pelo Paysandu, com 16 gols, o atacante Bergson, de 34 anos, tornou-se o principal jogador do futebol da Malásia. Ele é o camisa 9 do Johor FC, clube 11 vezes campeão consecutivo da liga do país de 35 milhões de habitantes na Ásia.
Na Superliga Malaia 2024/25, Bergson disputou 22 jogos e marcou 32 gols. Sua equipe conquistou o título de maneira invicta, com 70 pontos em 24 rodadas (97%). Foram 23 vitórias e um empate, além de 90 gols marcados e apenas oito sofridos. O Selangor, vice-campeão, somou 52 pontos (16 vitórias, quatro empates e quatro derrotas).
Uma das atuações mais memoráveis de Bergson foi na vitória por 9 a 0 do Johor sobre o Kelantan United, que terminou a competição na lanterna, com apenas sete pontos. O brasileiro marcou os cinco primeiros gols do time.
Segundo o site OGol, o atacante chegou a impressionantes 152 gols em 137 partidas oficiais pelo Johor FC desde março de 2021. Os números encantaram os dirigentes locais, a ponto de tentarem a naturalização do atleta para que ele possa defender a Seleção da Malásia. O próprio centroavante comentou a possibilidade em entrevista ao Lance!.
“Eles demonstraram interesse de eu adquirir o passaporte. Já teve conversa com o príncipe e já deram entrada nos meus documentos. Em dezembro, eu completo meu quinto ano aqui e já tenho a possibilidade, como estrangeiro, de adquirir esse passaporte. Mas tem que ser conversado. Eu tenho contrato até dezembro, eles demonstraram interesse, mas ainda não tem nada concreto”.
Bergson, sobre chance de representar a Seleção da Malásia
Com status de ídolo no país, Bergson não pensa em retornar ao Brasil. “Sinceramente, minha vontade é ficar lá (na Malásia), porque já é o clube onde eu me sinto em casa, me sinto bem, e não paro para pensar na possibilidade de estar jogando em outro clube ainda. Tenho na minha cabeça de fazer o máximo de anos e de longevidade lá possível”.
Números de Bergson no Johor FC
- 2021: 33 jogos e 30 gols
- 2022: 36 jogos e 46 gols
- 2023: 35 jogos e 32 gols
- 2024/25: 33 jogos e 42 gols
Carreira no futebol brasileiro
Bergson viveu o auge no futebol brasileiro pelo Paysandu, em 2017. Foram 28 gols em 47 jogos naquela temporada. Somente na Série B, ele contabilizou 16 tentos em 28 partidas, dividindo a artilharia com Mazinho, do Oeste.
Revelado no Grêmio, o atacante passou por Suwon Bluewings (Coreia do Sul), Vila Nova-GO, Ypiranga-RS, Braga (Portugal), Juventude, Portuguesa, Chapecoense, Busan Ipark (Coreia do Sul), Náutico, Athletico-PR, Ceará e Fortaleza.
E a Seleção da Malásia?
A Malásia é a 131ª colocada no ranking da Fifa. Nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, a seleção nacional terminou em terceiro no Grupo D da segunda fase – abaixo de Omã, 13, e Quirguistão, 11, e acima de Taipé Chinês, que não pontuou.
A campanha nas Eliminatórias Asiáticas foi insuficiente para a Malásia brigar por uma vaga no Mundial que será sediado nos Estados Unidos, Canadá e México. Agora, o foco do país é garantir a participação na Copa da Ásia de 2027.
Recentemente, o atacante brasileiro João Figueiredo, cria da base do Atlético, naturalizou-se malaio e fez gol na estreia pela Seleção, na vitória por 4 a 0 diante do Vietnã, pelas Eliminatórias para a Copa Asiática.