
Aos 40 anos de idade, Cristiano Ronaldo segue na contagem regressiva para alcançar o milésimo gol na carreira. O astro português soma 938 tentos em 1.283 jogos oficiais, sendo 99 pelo seu atual clube, o Al-Nassr, da Arábia Saudita.
Enquanto isso, um primo por parte de pai de CR7 que também tem faro de artilheiro decidiu “se aposentar” aos 41 anos. Adriano Aveiro não viveu do futebol, porém ganhou destaque em competições amadoras na Ilha da Madeira.
Segundo a plataforma portuguesa OGol, Adriano acumulou 173 gols em 315 partidas pelos clubes Câmara de Lobos e Santacruzense. Grande parte dos jogos do centroavante foi pelas ligas distritais da Associação de Futebol da Madeira.
Adriano chegou a entrar em campo pelo Marítimo na Liga Portuguesa em 2001/02. Ou seja, ele surgiu antes de Cristiano Ronaldo, que estreou pelo Sporting em 14 de agosto de 2002 (temporada 2002/03).
Companheiros de equipe no Clube de Futebol Andorinha, de 1993 a 1995, Adriano e Cristiano Ronaldo “rivalizaram” quando um foi defender o Marítimo e o outro o Nacional, em 1996 e 1997.
‘Fazia coisa que não conseguíamos’
Em 2016, Adriano Aveiro concedeu entrevista ao portal Mais Futebol, de Portugal. Na ocasião, ele disse que mantinha contato com Cristiano Ronaldo e que na infância o primo já dava sinais de que seria um atacante extraclasse.
“Ele é um ano mais novo do que eu, mas jogamos juntos na mesma equipe. Ele com nove, eu com quase 11. Entretanto, fui para o Marítimo, onde estive oito anos nos escalões de formação, e ele para o Nacional, antes de sair para o Sporting”.

“Acabamos por nos enfrentar no campeonato de infantis, cada um do seu lado, no duelo de maior rivalidade da Madeira. Ele levou a melhor: venceu um jogo, empatou outro e foi campeão”.
“Ele era muito pequeno, mas já tinha uma enorme capacidade de improviso e fazia coisas que nós não conseguíamos. Era um malabarista. Tinha requinte no toque de bola”.
Adriano Aveiro, primo de Cristiano Ronaldo
Goleadores
Cristiano Ronaldo se tornou estrela mundial nas passagens por Manchester United, Real Madrid e Juventus. Personalidade com mais seguidores no Instagram – 659 milhões -, o craque tem fortuna estimada em R$ 10 bilhões e é referência em cuidado com o corpo e aprimoramento da parte técnica nos treinos.
Dos 938 gols de CR7, cinco foram pelo Sporting, 145 pelo Manchester United, 450 pelo Real Madrid, 101 pela Juventus, 99 pelo Al-Nassr e 138 pela Seleção Portuguesa. Ele ganhou o prêmio de melhor jogador do mundo em 2008, 2013, 2014, 2016 e 2017.
Já Adriano fez fama na Ilha da Madeira ao anotar 97 gols pelo Câmara de Lobos e 76 pelo Santacruzense. Profissonal de telecomunicação, ele rejeitou convites para competir na terceira divisão portuguesa por “não compensar financeiramente”.
No dia 1º de junho de 2025, Adriano Aveiro anunciou oficialmente a despedida do futebol “depois de 34 anos”. Ele agora concilia seu trabalho com a função de técnico do sub-19 do Santacruzense. Veja a publicação no Instagram.