MORTE DE DIOGO JOTA

Diogo Jota: jornais pelo mundo repercutem morte do jogador português

Jogador do Liverpool e da Seleção de Portugal morreu em acidente de trânsito na Espanha; ele estava ao lado do irmão, que também faleceu

Jornais de todo o mundo deram amplo destaque à notícia da morte de Diogo Jota, jogador do Liverpool e da Seleção de Portugal. O atacante de 28 anos faleceu na madrugada desta quinta-feira (3/7) em acidente de carro na província de Zamora, na Espanha. Ele estava em companhia do irmão, André Silva, de 25 anos, atleta do Penafiel, que também morreu.

Veículos como O Jogo, A Bola e Record (Portugal); Marca (Espanha), L’Equipe (França); The Sun e The Athletic (Inglaterra); e Olé (Argentina) estamparam o caso na manchete. Entre vários temas, os portais publicaram as causas do acidente, as reações de personalidades e entidades do esporte, a vida pessoal de Diogo Jota e a trajetória dos dois jogadores no futebol.

Veja as manchetes de jornais:

A Bola trouxe um depoimento de Fernando Santos, ex-técnico da Seleção de Portugal, sobre Diogo Jota. “Ele tinha uma paixão enorme pela Seleção. Não pôde ir ao Mundial do Catar porque se lesionou, mas fez questão de estar conosco, esteve com a Seleção no estágio e foi aos nossos jogos. Isso foi uma iniciativa dele”.

O Jogo detalhou a reação do Paços de Ferreira, clube pelo qual Diogo Jota começou a carreira e marcou 18 gols em 47 partidas. A agremiação portuguesa também homenageou André Silva. “O Diogo e o André passaram pela Mata Real, onde deixaram a sua marca. Duas pessoas extraordinárias, que se destacaram pela humildade, responsabilidade e imensa dedicação ao clube que defendiam. Ambos terminaram a sua formação no clube, sendo que foi também pelo FC Paços de Ferreira que o Diogo começou a traçar o seu caminho como atleta sênior”.

Por sua vez, o Record deu ênfase ao comunicado da Guardia Civil de Zamora explicando o fato. “Um acidente de carro, a envolver um Lamborghini, aconteceu às 00h30 desta madrugada ao quilômetro 65 da A-52, no município de Cernadilla, em Zamora. Um veículo saiu da estrada, o que indica que um dos pneus estourou durante uma ultrapassagem. Como resultado do acidente, o carro ficou em chamas e ambos os ocupantes morreram. Ainda antes da realização dos exames forenses, um dos falecidos foi identificado como sendo Diogo Jota, jogador do Liverpool. O outro foi o irmão, André Filipe”.

Carreira de Diogo Jota

Nascido em 4 de dezembro de 1996, Jota iniciou a carreira profissional no Paços de Ferreira, de Portugal, pelo qual jogou entre 2014 e 2016 – ano em que ele foi contratado pelo Atlético de Madrid.

Os Colchoneros emprestaram o jogador ao Porto e, posteriormente, ao Wolverhampton. Na equipe inglesa ele se destacou e chamou atenção do Liverpool, que o contratou para a temporada 2020/21

Ao logo dos últimos cinco anos, Jota alternou entre momentos de titularidade e banco de reservas, mas sempre foi visto como peça importante nos Reds e marcou diversos gols decisivos. Em maio, ele celebrou o título da Premier League pelo Liverpool.

No mês seguinte ao título inglês, Diogo Jota foi campeão da Liga das Nações junto da Seleção Portuguesa, a qual ele defendeu desde os tempos de categoria de base.

Números

  • Liverpool: 182 jogos, 65 gols e 21 assistências
  • Wolverhampton: 131 jogos, 44 gols e 13 assistências
  • Porto: 38 jogos, 9 gols e 4 assistências
  • Paços de Ferreira: 47 jogos, 20 gols e 3 assistências

Títulos

  • Liverpool: Premier League (2024/25), Copa da Inglaterra (2021/22) e Copa da Liga Inglesa (2021/22 e 2023/24)
  • Wolverhampton: Championship (2017/18)
  • Seleção Portuguesa: Nations League (2018/19 e 2024/25)
Compartilhe