
O empresário Jonathan Barnett, ex-agente de atletas como Gareth Bale e Jack Grealish, enfrenta um processo nos Estados Unidos. As acusações incluem tráfico de pessoas, tortura e estupro. Barnett é acusado em um tribunal da Califórnia por ter traficado uma mulher da Austrália para o Reino Unido em 2017. A denúncia detalha que ele a “torturou” por seis anos, mantendo-a como “escrava sexual”, e a agrediu sexualmente, incluindo estupros. A informação foi divulgada pelo jornal ‘The Guardian‘.
A mulher, que não teve sua identidade revelada, alega que Barnett fez “repetidas ameaças à vida dela e à vida de seus filhos menores”.
“Este é um caso de abuso institucional no mais alto nível”, afirma a acusação.
“Este caso trata sobre como um dos homens mais poderosos do mundo do esporte manteve abertamente uma escrava sexual por anos, com a ajuda de seus empregados, emissários e familiares, e utilizou seu dinheiro e poder para exercer controle coercitivo sobre ela e mantê-la temendo por sua vida e a de seus filhos.”
A denunciante relata ter conhecido o empresário nos anos 1990. Eles teriam se reencontrado em 2017, durante uma viagem dela ao Reino Unido. A mulher afirma que Barnett a convidou para trabalhar na sua empresa e se ofereceu para pagar sua moradia e a escola dos filhos no país.
A denunciante alega que Barnett a estuprou em seu primeiro encontro em um hotel no centro de Londres. Segundo ela, o empresário teria afirmado ser “dono” dela e ameaçado matá-la caso o denunciasse. A denúncia descreve um comportamento abusivo por parte de Barnett, incluindo espancamentos punitivos e o ato de amarrá-la durante a noite sem comida ou bebida.
“As acusações carecem de fundamento e são falsas”, afirmaram os advogados de Barnett.
Empresário de grandes jogadores
Aos 75 anos, Jonathan Barnett se aposentou do agenciamento esportivo. Ele representou grandes nomes do futebol como Gareth Bale, Jack Grealish e Ivan Toney.