O Campeonato Brasileiro está de volta depois de 30 dias de paralisação devido à disputa da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, nos Estados Unidos. Para matar a saudade do torcedor, a retomada da Série A será neste sábado (12/7), com quatro jogos pela 13ª rodada.
Participantes do Mundial e lutas por liderança e contra o rebaixamento são as principais atrações do retorno do Brasileirão 2025. Saiba todos os detalhes!
Retorno dos participantes do Mundial de Clubes
Eliminados nas oitavas de final do Mundial de Clubes – caíram para Palmeiras e Bayern de Munique, Botafogo e Flamengo retornam aos gramados nacionais neste sábado, com objetivos distintos.
O Flamengo defende a liderança do Brasileirão diante do São Paulo, 14º colocado, com 12 pontos, no Maracanã.
Já o Botafogo aparece na oitava colocação do Brasileirão, com 18 pontos. Em busca do G4, o Alvinegro encara o Vasco (13º, com 12), em clássico carioca em São Januário.
Quando voltam Fluminense e Palmeiras?
Melhor brasileiro do Mundial de Clubes – caiu para o Chelsea na semifinal -, o Fluminense teve o jogo contra o Mirassol, pela 13ª rodada, adiado devido à campanha nos Estados Unidos. O Tricolor está em sexto lugar da Série A, com 20 pontos.
O Palmeiras, eliminado pelo Chelsea no Mundial nas quartas de final, também teve o clássico contra o Santos adiado. O Verdão é o quarto colocado, com 22 pontos.
Dessa forma, Fluminense e Palmeiras só voltam a campo pelo Brasileirão em 16 de julho (quarta-feira), contra Mirassol e Cruzeiro, pela 14ª rodada.
Briga pela liderança do Brasileirão
O Flamengo lidera o Campeonato Brasileiro com 24 pontos e um jogo a menos em relação a dois concorrentes diretos: Cruzeiro e Bragantino.
A Raposa é a vice-líder, também com 24 pontos. O time de Leonardo Jardim retorna ao Brasileirão em confronto com o Grêmio, no domingo, no Mineirão.
Em caso de vitória no Mineirão e tropeço do Flamengo no Rio, o Cruzeiro assume a liderança do Brasileirão.
Já o Bragantino, que visita o Corinthians no domingo, torce contra cariocas e mineiros para alcançar o topo da tabela. O Massa Bruta é o terceiro colocado, com 23 pontos.
Bahia e Atlético nas cabeças
Em duelo na parte de cima da tabela, Bahia e Atlético se enfrentam na Fonte Nova, em Salvador.
O Esquadrão é o quinto colocado, com 21 pontos. Em caso de triunfo e insucessos dos concorrentes, o time de Rogério Ceni pode assumir a liderança. Para isso, também precisa superar o saldo de Flamengo e Cruzeiro – 20 e 9 gols, contra 3 dos baianos.
Embalado com duas vitórias seguidas, o Galo está na sétima colocação do Brasileirão. A equipe de Cuca tem 20 pontos e chega ao G4 em caso de vitória em Salvador.
Luta contra o rebaixamento
A 13ª rodada têm dois duelos diretos de times que tentam se afastar da parte inferior da tabela.
O Internacional encara o Vitória para escapar da zona de rebaixamento. O Colorado é o 17º colocado, com 11 pontos. Com a mesma pontuação, o Leão aparece um lugar acima na classificação graças ao saldo de gols: -4 contra -6.
Na segunda-feira (14/7), no encerramento da rodada, o lanterna Sport busca a primeira vitória em confronto com o Juventude, penúltimo colocado, no Alfredo Jaconi. O Leão tem apenas três pontos, cinco a menos que os gaúchos.
Na 18ª posição, com 10 pontos, o Fortaleza tenta deixar o Z4 no clássico contra o Ceará, no Castelão.
Já o São Paulo pode parar na zona de rebaixamento, caso seja derrotado pelo Flamengo e veja Internacional e Fortaleza vencerem na rodada.
Reforços em ação na retomada do Brasileirão
Os clubes que disputaram o Mundial reforçaram o elenco com alguns nomes de peso, que já estão disponíveis para o Brasileirão.
O Flamengo contratou o volante Jorginho, com passagens por Chelsea, Arsenal e Seleção Italiana.
No Fluminense, o atacante venezuelano Yeferson Soteldo, ex-Santos, é a principal novidade.
Já o Palmeiras contratou o atacante paraguaio Ramón Sosa. Reforço de 14 milhões de euros (R$ 90 milhões), o jogador de 25 anos chega ao Verdão após o Mundial com a missão de substituir Estêvão, vendido ao Chelsea.
Pelo lado do Botafogo, as apostas são os atacantes Arthur Cabral e Joaquín Correa, o meia Álvaro Montoro, o zagueiro Kaio Pantaleão, além do goleiro Cristhian Loor.
Troca de treinadores na pausa para o Mundial
A principal novidade no Botafogo, no entanto, é a chegada de Davide Ancelotti, filho de Carlo Ancelotti, treinador da Seleção Brasileira. O italiano de 35 anos substitui Renato Paiva, demitido após a eliminação para o Palmeiras no Mundial.
“Muita sorte na sua nova aventura. Acompanharemos você de perto com todo o amor do mundo. Força”, publicou Carletto, desejando sucesso ao filho no primeiro trabalho como treinador de uma equipe principal.
No São Paulo, o ex-atacante argentino Hernán Crespo assumiu a vaga do compatriota Luis Zubeldia.
Outros clubes que trocaram de treinador durante a pausa do Brasileirão foram os ameaçados Sport e Vitória.
Os pernambucanos trocaram o português António Oliveira por Daniel Paulista, enquanto os baianos demitiram Thiago Volpi e anunciaram Fábio Carille como sucessor.
Jogos de sábado (12/7) pela 13ª rodada do Brasileirão
- 16h30 – Flamengo x São Paulo – Maracanã, no Rio de Janeiro
- 16h30 – Internacional x Vitória – Beira-Rio, em Porto Alegre
- 18h30 – Vasco x Botafogo – São Januário, no Rio de Janeiro
- 21h – Bahia x Atlético – Fonte Nova, em Salvador
Jogos de domingo (13/7) pela 13ª rodada do Brasileirão
- 19h00 – Corinthians x Bragantino – Neo Química Arena, em São Paulo
- 20h30 – Cruzeiro x Grêmio – Mineirão, em Belo Horizonte
- 20h30 – Fortaleza x Ceará – Castelão, em Fortaleza
Jogo de segunda (14/7) pela 13ª rodada do Brasileirão
- 20h – Juventude x Sport – Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul