Futebol Internacional

Ex-árbitro sobre Neymar: ‘Quanto mais se contorcia de dor, mais deixava o jogo seguir’

Árbitro de Copas do Mundo e final de Champions League, Felix Brych explica como interpretava simulações de Neymar em campo

Recém-aposentado do futebol, o ex-árbitro Felix Brych considerou Neymar como um ‘jogador lendário’ em simulações de falta. Na visão do alemão, os semblantes exagerados de dor do craque brasileiro sinalizavam a inexistência de infrações nas jogadas.

“Neymar era praticamente lendário, mas eu já estava habituado a ele. Quanto mais ele contorcia a cara de dor, mais eu deixava o jogo seguir. Um jogador que sofre com dores fortes fica imediatamente no chão, não se revira indefinidamente no gramado”, declarou Felix Brych, em entrevista à revista alemã Focus.

“Muitas vezes interpretava a reação dos jogadores que me rodeavam para saber se tinha sido ou não falta. Se olhavam primeiro para mim, não podia ser tão grave. Se a preocupação com o colega de equipe ou a reação ao adversário fosse maior, as coisas eram diferentes”, explicou o ex-árbitro de 49 anos

“Ao longo do tempo, os jogadores aperfeiçoaram a arte de simulação. Mas, com o VAR surgiu, ficou mais difícil para eles”, concluiu.

Carreira de Felix Brych na arbitragem

Advogado de formação, Felix Brych começou a carreira na arbitragem em ligas amadoras da Alemanha, em 1999.

Em 2004, Brych começou a apitar na Bundesliga. Três anos depois, ingressou no quadro internacional da Fifa.

No currículo, o alemão tem os Jogos Olímpicos de Londres (2012), a Copa das Confederações (2013) e duas edições da Copa do Mundo (2014 e 2018). Ele também arbitrou em duas Eurocopas (2016 e 2020).

As finais da Liga dos Campeões 2016/2017 (título do Real Madrid sobre a Juventus) e da Liga Europa (vitória do Sevilla contra o Benfica) estão entre os principais jogos apitados pelo alemão.

Curiosamente, apesar dos 26 anos dedicados à arbitragem, Felix Brych nunca trabalhou em um jogo do Bayern, maior clube da Alemanha. Por ter nascido em Munique, ele era impedido de ser escalado em partidas de equipes da cidade.

Ex-árbitro alemão Felix Brych(foto: INA FASSBENDER/AFP)
Compartilhe
Sair da versão mobile