O atacante espanhol Mateo Joseph, do Leeds United, da Inglaterra, se recusou a viajar para a Alemanha para participar da pré-temporada do clube. A situação foi escancarada pelo técnico Daniel Farke, que falou publicamente sobre o caso.
Aos 21 anos, Joseph jogaria a Premier League, primeira divisão do Campeonato Inglês, na próxima temporada com o Leeds.
Contudo, a imprensa da Espanha afirma que ele tem interesse em ser repatriado pelo Real Betis, que negocia sua contratação.
“Ele jogou 39 partidas conosco na Championship (segunda divisão da Inglaterra), mais de 10 como titular. É assim que se faz com um menino da idade dele, quando se confia nele. Esse é um sinal do quanto o valorizamos. Agora, veio até nós e disse que quer ‘mudar de ares’. Também insinuou que prefere ir à Espanha”, explicou Daniel Farke, treinador alemão do Leeds United.
O atacante foi contratado pelo Leeds ainda no Sub-18 e estreou profissionalmente na temporada 2022/2023. Aos poucos, ganhou espaço no clube, pelo qual já atuou em 73 partidas, marcou seis gols e deu três assistências.
‘Não posso chamar a polícia’
O treinador conversou com Joseph e revelou o que o jogador disse a ele.
“Ele disse que não está preparado para viajar, treinar e jogar os amistosos na Alemanha. Não gosto disso. Falei abertamente com ele e recomendei que faça seu trabalho e seja profissional até que se resolva esta situação. Mas ele disse que não está em condições mentais para isso. O que posso fazer? Não posso chamar a polícia para obrigá-lo a treinar“.
Daniel Farke, técnico
Farke ainda explicou que o clube pode até negociá-lo, mas precisa que a diretoria receba um valor que considere aceitável pelo atleta, já que o Leeds investiu nele. Joseph tem contrato com o time inglês até junho de 2028.