Normalmente, os amistosos de pré-temporada não são capazes de empolgar nem o mais fanático dos torcedores. Porém, recentemente os holofotes se voltaram para os jogos amigáveis do Arsenal, sobretudo em razão da presença de um adolescente: o meia-atacante Max Dowman, de 15 anos.
A promessa inglesa – que não tem nem mesmo idade para assinar contrato profissional – desponta como um dos melhores jogadores da nova geração, a partir de memoráveis atuações pelas categorias de base dos Gunners e da seleção.
Atuações levaram Dowman à fama precoce
Estêvão (16 anos e oito meses), Endrick (16 anos e dois meses) e Lamine Yamal (15 anos e nove meses) são alguns exemplos de atletas que estrearam muito precocemente entre os profissionais. São jogadores que carregam a fama e o status de “superestrelas” do futebol mundial desde cedo.
Em comum estes atletas têm estatísticas assombrosas, passagens por seleções de base, lances plásticos e nível técnico acima da média.
Nesse sentido, Dowman é um dos mais fortes candidatos a seguir o legado deixado pelos “golden boys”. O garoto estreou pela equipe profissional do Arsenal na vitória por 1 a 0 no amistoso de pré-temporada contra o Milan, em Singapura, nessa quarta-feira (23/7).
Na ocasião, o menino entrou em campo aos 20 minutos da segunda etapa e deu provas do enorme nível técnico, com boas participações. Além disso, converteu a cobrança de pênalti, em disputa previamente acordada entre as equipes, ocorrida ao fim do jogo.
Quatro dias depois, nesse domingo (27/7), recebeu nova oportunidade de atuar no time adulto, na vitória do Arsenal, por 3 a 2, contra o Newcastle, momento em que o talento dele ficou ainda mais evidente.
O garoto entrou aos 15 minutos do segundo tempo e conseguiu boas arrancadas, dribles e passes. Na maioria das jogadas, partiu da ponta direita em direção à região central do campo (tem como pé dominante o esquerdo) e foi o grande nome da virada no placar.
Em uma dessas arrancadas, Dowman se livrou do primeiro marcador e, ao adentrar a grande área, foi derrubado pelo meio-campista brasileiro Joelinton.
O árbitro marcou pênalti, posteriormente convertido pelo meia norueguês Ødegaard, que deu números finais à partida, aos 39 minutos da segunda etapa.
Max teve sucesso em dois de três dribles tentados e acertou o gol nas duas tentativas de finalização que executou.
Veja lances de Dowman, no jogo contra o Newcastle:
Atuações impressionam treinadores e imprensa
As atuações impressionaram o técnico Mikel Arteta, que comentou o momento vivido pelo garoto e ressaltou a importância dos companheiros no processo de adaptação do jovem à equipe de cima.
“Estou feliz por todos os garotos, acredito que se eles são capazes de jogar neste nível, com 15 anos, é por causa do ambiente e a cultura dentro deste time. Quando alguém te deixa tão confortável e confiante, você pode ir lá e fazer. E óbvio que há melhor chance quando você tem as qualidades que esse menino tem.”
“O que ele fez hoje (domingo, 27) contra esse time no tempo que esteve em campo é algo incomum de se ver em um jogador de 15 anos. Estamos extremamente felizes em tê-lo aqui”.
Bicampeão do Campeonato Inglês pelo Arsenal em 1988/89 e 1990/91, o ex-atacante Perry Groves também se mostrou entusiasmado com o potencial da joia.
“Eu nunca vi um jogador sub-15 assim tão bom, nunca. Ele era três níveis acima de qualquer outro atleta em campo. A única coisa que pode pará-lo são lesões ou atitude”.
Em outubro de 2024, o técnico da equipe juvenil do Arsenal, Gustavo Oliveira, comparou a jovem estrela ao ex-meio-campista Kaká, craque do futebol brasileiro.
“Ele joga no estilo do Kaká. Ele sabe escrever o nome. Um dia ele vai jogar pela Seleção da Inglaterra e na Premier League.”
O próprio jogador parece ter dimensão do feito atingido. Nesse domingo, fez uma postagem em que celebra a atuação diante do Newcastle. Na legenda, escreveu: “What a night!” (“Que noite!”, em português).
https://www.instagram.com/p/DMni9h8BNMS/?img_index=1
Precocidade no Arsenal e na Seleção Inglesa
Apesar de todo o talento, por enquanto Dowman não atua frequentemente nem mesmo no sub-21 da equipe de Londres. Por outro lado, “passeia” pelas categorias que se aproximam da faixa etária dele: foram 21 gols em 20 jogos na última temporada pelo sub-18 dos Gunners.
Em setembro de 2024, tornou-se o atleta mais jovem a ir às redes em uma partida da Champions League sub-19, contra a Atalanta, aos 14 anos, oito meses e 19 dias.
Somente nos últimos sete jogos pelo Campeonato Inglês sub-18 – contra Aston Villa, Fulham (2x), Tottenham, Reading, Norwich City e Leicester -, a promessa foi responsável por 14 gols e duas assistências. Ressalta-se que estreou na categoria com apenas 13 anos, em setembro de 2023.
Aos 14, o atleta estreou pela Seleção da Inglaterra sub-17. Foi titular em todos os três jogos da equipe no Campeonato Europeu Sub-17 e usou a camisa 10. Com posicionamento mais centralizado, desfilou bom futebol, a partir de arrancadas velozes, conduções curtas em que grudou a bola nos pés, belas assistências e dribles com mudança de direção.
Em uma dessas “sessões” de dribles, no jogo contra a Tchéquia, Dowman “bagunçou” um defensor com uma boa finta, invadiu a área e anotou um belíssimo gol.
Nos últimos três jogos da Seleção da Inglaterra sub-17 – Irlanda do Norte, Eslovênia e Israel -, foram duas assistências e um gol.
Veja alguns lances de Dowman pela seleção:
Assédio do mercado da bola e fama nas redes sociais
As atuações do garoto têm encantado os especialistas das categorias de base pelo mundo.
O portal inglês Team Talk noticiou que o Real Madrid monitora o atleta, de maneira a proceder com uma tentativa de contratação quando ele atingir a maioridade.
Dowman já conta com 308 mil seguidores nas redes sociais e é patrocinado pela Adidas.
Quando o Arsenal foi campeão inglês pela última vez, na temporada 2003/04, ainda faltavam cinco anos para o craque nascer (31 de dezembro de 2009).
Não dá para duvidar que este prodígio contribuirá para que muito em breve o clube londrino saia da fila da Premier League.