O Le Mans FC, clube tradicional do futebol francês, que hoje está na Ligue 2 (segunda divisão), teve parte das ações compradas pela OutField, fundo brasileiro que já atuou no Maringá e atualmente se responsabiliza por investimentos no Coritiba. O anúncio foi feito nessa sexta-feira (31/7).
A participação do grupo se dará de forma minoritária. Thierry Gomez, proprietário do clube há 10 anos, seguirá no controle gerencial da equipe. A gestão vem sendo exitosa. Quando o francês assumiu, o Le Mans estava na sexta divisão. Desde então, o clube emplacou acessos até chegar ao segundo escalão.
Valores envolvidos e destinação de recursos
As cifras exatas envolvidas na transação não foram divulgados, porém Pedro Oliveira, fundador da OutField, disse em entrevista ao Brazil Journal que o montante investido foi considerável, de “oito a nove dígitos, em reais”.
O investidor também explicou as motivações do negócio: “O Le Mans é um ativo muito organizado. Tem zero dívida, dinheiro em caixa, uma boa estrutura, com um estádio para 25 mil pessoas e dois centros de treinamento, e um histórico muito positivo de formação de talentos”.
Uma parte dos investimentos será destinada às melhorias estruturais, em setores como estádio e gramado. Outra fatia será utilizada para equilibrar e sanear o setor financeiro do clube.
Investidores de renome
Alguns dos demais investidores são personalidades respeitadas em diversas searas, como Georgios Frangulis, CEO da marca de alimentos OakBerry; o tenista Novak Djokovic; e os automobilistas Felipe Massa e Kevin Magnussen.
A presença de famosos no negócio não se justifica apenas financeiramente: os investidores veem as estrelas como fatores que podem facilitar a internacionalização da marca, atingimento de torcedores de outros países e aumento na comercialização de camisas do clube.
Le Mans e brasileiros
O Le Mans foi fundado em 1985, já conquistou dois títulos da Segunda Divisão Francesa (em 1961 e 1965) e foi finalista da Copa da França em 2004.
A equipe já contou com atletas de renome, como Didier Drogba e Gervinho, ex-atacantes costa-marfinenses, e Grafite, centroavante brasileiro que disputou a Copa do Mundo de 2010.
Túlio de Melo, ex-atacante revelado pelo Atlético, também passou pelo clube.