FUTEBOL NACIONAL

Fair play financeiro: América, Atlético e Cruzeiro marcam presença em primeira reunião

CBF iniciou reuniões para elaborar proposta de fair play financeiro, que visa atingir equilíbrio econômico no futebol do Brasil

Compartilhe
google-news-logo

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deu início, nesta segunda-feira (11/8), às reuniões para a criação do primeiro modelo de fair play financeiro do país. A programação realizada em hotel no Rio de Janeiro reuniu representantes de 34 clubes, incluindo os mineiros América, Atlético e Cruzeiro.

O Sistema de Sustentabilidade Financeira (SSF) é tema considerado urgente pela gestão do presidente Samir Xaud na CBF. O grupo de trabalho terá novos encontros para apresentar o modelo em 26 de novembro, durante o CBF Summit.

“Fico muito feliz de estar dando esse pontapé inicial, um passo importante com 78 dias de gestão. Esse grupo vai definir o cenário do futebol brasileiro nos próximos anos. O que queremos é construir um ecossistema financeiro do futebol autossustentável, onde a gente sane as dívidas e tenha um futebol limpo, sem o dopping financeiro. Só quem ganha com isso é o futebol brasileiro como um todo.”

Samir Xaud, presidente da CBF

A entidade máxima do futebol brasileiro tem demonstrado preocupação com investimentos crescentes que não são acompanhados da subida da geração de receitas no esporte mais popular do país. Na concepção da CBF, a adesão em massa ao grupo de trabalho formado para discutir o tema ressalta a urgência da proposta.

“A adesão que vermos hoje demonstra a urgência do tema e a credibilidade do presidente Samir Xaud, que quando foi eleito se comprometeu a estudar o tema e colocar em prática um modelo de solução. Não dá para pensar em uma Liga, por exemplo, sem resolver este tema. O fair play financeiro pode tornar nosso futebol mais igualitário.”

Leila Pereira, presidente do Palmeiras

Dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, Atlético, Bahia, Botafogo, Ceará, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Internacional, Juventude, Mirassol, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo, Vasco e Vitória marcaram presença na reunião.

Já da Série B, América, Athletic, Athletico-PR, Avaí, CRB, Ferroviária, Goiás, Novorizontino, Paysandu, Remo e Volta Redonda compareceram ao evento nesta segunda-feira.

Compartilhe
google-news-logo