FUTEBOL NACIONAL

Atlético ou Cruzeiro? Estudo indica marca mais valiosa do futebol mineiro

A liderança nacional, com grande vantagem, é do Flamengo, cuja marca foi avaliada em US$ 121 milhões (cerca de R$ 653 milhões)

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Estudo da consultoria inglesa Brand Finance indicou que o Atlético possui a marca mais valiosa do futebol mineiro, avaliada em US$ 33 milhões (cerca de R$ 178 milhões). Já o Cruzeiro foi apontado com um valor de marca de US$ 17 milhões (aproximadamente R$ 91 milhões).

O Atlético é o clube de fora do eixo Rio-São Paulo mais bem colocado no ranking, em quinto lugar. Em seguida, nesse recorte, aparece o Internacional, em sétimo, uma posição à frente do arquirrival, Grêmio. Apesar de ocupar a liderança no estado, a marca do Galo registrou queda de 2% em relação ao último levantamento.

Em 10º na lista, a Raposa teve uma valorização expressiva de 29%, um reconhecimento à gestão do clube no processo de retomada, após sofrer com a maior crise financeira de sua história.

Qual time tem a marca mais valiosa no Brasil?

A liderança nacional, com grande vantagem, é do Flamengo, cuja marca foi avaliada em US$ 121 milhões (cerca de R$ 653 milhões), aumento de 21% em relação ao ano passado. A distância para o segundo colocado, o Palmeiras (US$ 75 milhões, ou R$ 405 milhões), é de US$ 46 milhões.

O diretor da consultoria no Brasil, Eduardo Chaves, ressaltou a importância da gestão para o sucesso das marcas no esporte.

“O futebol possui uma importância cultural e social incomparável no Brasil, representando não apenas uma paixão nacional, mas também um poderoso ativo econômico e de marca. Uma gestão de marca profissional desempenha um papel fundamental na melhoria do desempenho geral de um clube, pois uma marca forte e bem gerenciada pode gerar receitas mais altas por meio de patrocínios, merchandising e engajamento dos fãs”, afirmou Chaves.

“Isso, por sua vez, cria os recursos financeiros necessários para investir em jogadores, infraestrutura e equipe técnica. Ao alinhar a gestão estratégica de marca com práticas financeiras sólidas, os clubes podem fortalecer sua competitividade em campo, ao mesmo tempo que garantem sustentabilidade e crescimento a longo prazo”, acrescentou.

Chaves também destacou o papel fundamental das empresas de apostas no crescimento comercial do futebol brasileiro.

“Dentro do Brasil, o futebol doméstico está passando por um rápido crescimento comercial, com as empresas de apostas esportivas impulsionando um boom em patrocínios e investimentos. O enorme público do futebol no Brasil oferece uma visibilidade incomparável para as empresas de apostas, que se capitalizaram desde a legalização das apostas esportivas no país em 2018”, explicou.

“Todos os 20 clubes da Série A agora têm contratos de patrocínio com empresas de apostas, elevando o investimento total do setor no futebol brasileiro para cerca de US$ 197 milhões e gerando mais de US$ 175 milhões (R$ 1 bilhão) em receita apenas com o patrocínio master na camisa”, concluiu.

As 10 marcas mais valiosas do futebol brasileiro (2025) – Brand Finance

  1. Flamengo: US$ 121 milhões (R$ 653 milhões)
  2. Palmeiras: US$ 75 milhões (R$ 405 milhões)
  3. Corinthians: US$ 73 milhões (R$ 394 milhões)
  4. São Paulo: US$ 55 milhões (R$ 294 milhões)
  5. Atlético: US$ 33 milhões (R$ 178 milhões)
  6. Fluminense: US$ 31 milhões (R$ 167 milhões)
  7. Internacional: US$ 29 milhões (R$ 156 milhões)
  8. Grêmio: US$ 28 milhões (R$ 151 milhões)
  9. Botafogo: US$ 24 milhões (R$ 129 milhões)
  10. Cruzeiro: US$ 17 milhões (R$ 91 milhões)
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