Conhecido pelo temperamento explosivo, o folclórico técnico Yustrich está de volta, nas páginas do livro-reportagem do jornalista gaúcho José Luís Costa. A biografia de Dorival Knipel, o Yustrich ou Homão – apelido escolhido para intitular a obra -, será lançada em Belo Horizonte nesta quinta-feira (21/8), no Restaurante Esquina Santê (Rua Silvianópolis, 464, Bairro Santa Tereza), a partir das 18h.
Para destrinchar a polêmica caminhada do goleiro (mediano) e (discutido e irado) treinador de futebol, José Luís passou por Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Portugal e outras regiões nas quais o Homão esteve.
O repórter, dono de bagagem cheia de importantes prêmios, conversou com quase duas centenas de jogadores, dirigentes, preparadores físicos, médicos e demais personagens do futebol. Distribuiu as entrevistas e causos em curtos capítulos de fácil leitura.
Assim, José Luís Costa deu corpo e alma a “Homão, o primeiro técnico-estrela, na gênese do futebol que mobiliza amor e ódio no Brasil de hoje”. Na obra, ele traz à tona um homem avesso à indisciplina, à injustiça com atletas. Um disciplinador ferrenho e ganhador de taças.
América, Villa Nova e Siderúrgica não têm na ponta do lápis quanto gastaram para repor camas cobertores e colchões queimados por Yustrich – apelido que ganhou devido à semelhança física com o goleiro argentino Juan Elias Yustrich, que defendeu o Boca Juniors nos anos 1930.
Dorival Knipel morreu em 15 de fevereiro de 1990, aos 73 anos, vítima de um câncer de próstata.
A carreira de Yustrich
Filho de alemães e natural de Corumbá, Mato Grosso do Sul, Yustrich se mudou com a família para o Rio de Janeiro quando tinha seis meses de vida. Começou a carreira esportiva como boxeador, mas permaneceu no ringue por pouco tempo. Migrou para o futebol aos 18 anos como goleiro do Flamengo, onde jogou até 1944.
O Homão, com 1,90m, chegou à maturidade profissional com quase 140 quilos. Defendeu ainda o Vasco e o América-RJ.
Depois, assumiu a função de treinador. Conquistou títulos com Atlético, Cruzeiro, Porto (Portugal), Cruzeiro, América, Flamengo, entre outros, mas a façanha marcante em Minas foi o Estadual de 1964 com o Siderúrgica.
Quantos títulos Yustrich conquistou como técnico?
- Campeonato Mineiro
1948 – América
1952 – Atlético
1953 – Atlético
1964 – Siderúrgica
1977- Cruzeiro
- Em Portugal
1955/1956 (Taça de Portugal) – Porto
1955/1956 (Campeonato Português) – Porto
- Taça Guanabara
1970 – Flamengo
O livro-reportagem sobre o Homão
- “Homão, o primeiro técnico-estrela, na gênese do futebol que mobiliza amor e ódio no Brasil de hoje”
- Autor: José Luís Costa
- Preço: R$ 75 mais o frete
- Venda exclusiva pelo site www.lisboaerocha.com.br