Jornais de vários países do mundo, entre os quais França, Alemanha, Itália, Inglaterra e Espanha, exaltaram o recorde alcançado pelo goleiro Fábio, que ultrapassou a marca do inglês Peter Shilton na vitória do Fluminense por 2 a 0 sobre o América de Cáli, nessa terça-feira (19/8), pela Copa Sul-Americana, e se tornou o jogador com mais partidas disputadas (1.391) na história do futebol.
Fábio: o ‘desconhecido’ recordista brasileiro
O jornal francês Le Monde destacou que o nome de Fábio é “pouco conhecido do grande público europeu” justamente por ele ter construído toda sua carreira no Brasil. A reportagem fez questão de enaltecer o período do goleiro na Toca da Raposa.
“Foi no Cruzeiro, clube de Belo Horizonte, que ele construiu a maior parte de sua lenda: 17 temporadas, 976 jogos, 12 títulos e uma impressionante regularidade”, publicou o diário francês, que ainda o considera “um dos maiores goleiros de sua época”.
O alemão Bild também chamou a atenção para o fato de o recorde ter sido quebrado por um atleta que sempre jogou em times brasileiros, como União Bandeirante, Atlético Paranaense, Vasco da Gama, Cruzeiro e Fluminense.
Coincidências e números questionáveis
O italiano Corriere della Serra ressaltou a coincidência de Fábio ter iniciado sua carreira em 1997, “curiosamente, no mesmo ano em que Shilton se aposentou”.
Já o espanhol Mundo Deportivo noticiou que Fábio “bateu um recorde antigo do lendário goleiro Peter Shilton”. O jornal espanhol também entrou em detalhes sobre uma possível discrepância na contagem de jogos do inglês.
“Sites de estatísticas e o Guinness World Records afirmam que o número de partidas de Peter Shilton é de 1.390, mas o próprio ex-goleiro afirma que o total é de 1.387”.
A reportagem explica que a diferença se deve ao fato de o Guinness incluir partidas não oficiais, enquanto Shilton considera 13 jogos pela seleção Sub-23 da Inglaterra, que normalmente não são contabilizados. Independentemente da contagem, a marca de Fábio é agora o novo recorde mundial.