A preparação da segurança pública para os confrontos entre Atlético e Cruzeiro, pelas quartas de final da Copa do Brasil, começou tão logo terminou o sorteio feito pela CBF, em 12 de agosto, no Rio de Janeiro, para definir os duelos. A informação é do tenente-coronel Henrique Garcia, comandante do Batalhão Especial de Policiamento de Eventos da Polícia Militar (Bepe).
Quatro comandos da PM estão envolvidos nos dois clássicos – o primeiro nesta quarta-feira (27/8), na Arena MRV, e o segundo, em 11 de setembro, no Mineirão.
Além do Bepe, o esquema de segurança mobiliza o Batalhão de Choque, o 5º e o 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sem contar, que todas as companhias e batalhões, da capital e interior, estão em alerta. Foi mantido o sigilo sobre o tamanho do efetivo que vai trabalhar nas partidas.
Segundo tenente-coronel Jorge Luiz Rodrigues Chaves, comandante do 34º BPM, o Serviço de Inteligência da PM foi acionado assim que o clássico mineiro foi definido, fazendo o monitoramento das redes sociais. “Há, também uma atenção especial em bares e bairros onde estão previstos eventos correlatos”, afirma.
Já Henrique Garcia disse estar traçado o esquema tanto para o jogo de ida quanto para o duelo de volta da Copa do Brasil: “Optamos por montar uma estratégia para os dois jogos, em vez de uma para cada jogo. É mais seguro para o torcedor. Temos de garantir a paz. Essa é a prioridade”.
Nesta quarta-feira, o policiamento estará reforçado desde as primeiras horas da manhã, tanto no estádio, quanto em pontos considerados críticos, e continuará depois do clássico, para garantir uma volta para casa tranquila para os torcedores.
A Polícia Militar recomenda, segundo o tenente-coronel Rodrigo, que os torcedores se dirijam antecipadamente para a Arena MRV e que, assim que chegarem, entrem para seus lugares na arquibancada.
Os mesmo procedimentos serão adotados no segundo jogo, de acordo com o tenente-coronel Jorge, do 34º BPM, responsável pela área do Mineirão: “Também para o segundo jogo, nossa recomendação é para que os torcedores se desloquem com antecedência aos estádios, priorizando o transporte público e veículos de aplicativo”.
Como será o esquema das organizadas no Atlético x Cruzeiro?
O tenente-coronel Henrique Nunes, do BPChoque, informou que as sedes das torcidas organizadas do Cruzeiro estarão, todas, fechadas. Pelo lado do Atlético, somente a sede da Galoucura, no Bairro Califórnia, tem permissão para abrir.
“Fizemos uma reunião com as organizadas na última quinta-feira (21/8), quando foram todas comunicadas. A Polícia Militar tem uma preocupação, não só com as brigas entre atleticanos e cruzeirenses, mas também entre torcidas do mesmo time. Isso, infelizmente, está acontecendo. As torcidas do mesmo time se tornaram rivais”, afirma o comandante.
Ele contou, ainda, que diante de qualquer tipo de confronto entre torcidas, as pessoas podem – e devem – ligar para a PM por meio do telefone 190. “Estamos pontos, em alerta, na capital e no interior”, destaca.