ESPORTE NA MÍDIA

Campeão com o Cruzeiro elogia técnicos portugueses, mas aponta: ‘Sempre brigam com o árbitro’

Ex-Cruzeiro falou em "escola portuguesa de talentos", mas questionou característica dos treinadores lusitanos

Compartilhe
google-news-logo

Treinador campeão da Tríplice Coroa com o Cruzeiro em 2003, Vanderlei Luxemburgo falou sobre os técnicos portugueses, muito presentes no futebol do Brasil, durante o programa “Galvão e amigos”, na TV Band.

Para o técnico, os lusitanos tem a característica em comum de se exaltarem com a arbitragem durante as partidas. Ele ainda citou o comandante do Palmeiras, Abel Ferreira, como um exemplo que “passa dos limites”.

“Ele [Abel Ferreira] passa dos limites, ele excede bastante. Mas não sei se vocês percebem, é uma característica do treinador português. Luís Castro, Jorge Jesus, Mourinho… Todos com essa reação muito forte de sempre brigar com o árbitro”, disse Luxemburgo.

Por outro lado, o treinador valorizou a qualidade dos técnicos que vêm de Portugal: “Uma escola portuguesa de talentos, né? Treinadores com talento, que sabem trabalhar no futebol”.

Treinadores portugueses no Brasil

Dos 20 treinadores do Campeonato Brasileiro, seis são estrangeiros – três portugueses: Leonardo Jardim (Cruzeiro), Abel Ferreira (Palmeiras) e Renato Paiva (Fortaleza).

Os dois primeiros vivem bom momento na temporada, disputando pela liderança da Série A.

Já o terceiro tem tarefa mais difícil: após a saída de Vojvoda, Renato Paiva assumiu o Fortaleza em busca de salvar o time do rebaixamento. Atualmente, o Leão está na 19ª colocação, com 15 pontos – sete a menos que o Santos, primeiro fora da zona.

Compartilhe
google-news-logo