Dois times promovidos à Série C do Campeonato Brasileiro evitaram ficar sem divisão nacional em 2026. A Inter de Limeira passou pelo Goiatuba nas quartas de final da Série D, enquanto o Barra superou o Cianorte.
Se tivessem perdido os duelos, as equipes provavelmente ficariam fora da Série D do ano que vem, pois não conseguiram as vagas via estaduais. A Inter de Limeira caiu para a Série A2 do Campeonato Paulista. Já o Barra terminou o Catarinense em nono lugar.
Haveria, então, uma última oportunidade por meio das copas estaduais. Contudo, a Inter já estaria fora da disputa, pois perdeu para o Comercial de Ribeirão Preto nas oitavas de final da Copa Paulista.
Por sua vez, o Barra participará da Copa Santa Catarina, que tem 16 equipes distribuídas em quatro grupos. Na primeira fase, os times se enfrentam em turno e returno, totalizando seis rodadas.
Os dois melhores de cada chave avançam às quartas de final, que terão confrontos de ida e volta até a definição do campeão (semifinal e final).
Não existem, portanto, “herdeiros” das vagas de Inter de Limeira e Barra. Os classificados à Série D de 2026 nos estados de São Paulo e Santa Catarina são:
- SP: Portuguesa, Velo Clube, Noroeste e uma vaga da Copa Paulista
- SC: Joinville, Santa Catarina e e uma vaga da Copa SC
Herdeiros das outras duas vagas
Quanto ao Maranhão, a situação é diferente, já que o clube se sagrou campeão em seu estado, tendo a companhia do vice, Imperatriz, na Quarta Divisão Nacional do ano que vem.
Com a subida do Maranhão à Série C, o IAPE, terceiro no Campeonato Maranhense, garantiu-se na Série D de 2026.
O último promovido para a Terceira Divisão saiu do duelo América de Natal x Santa Cruz. Os times se enfrentaram neste domingo (7/9), na Arena das Dunas, no Rio Grande do Norte.
Com o empate por 1 a 1, o Santa Cruz, que venceu o duelo de ida por 1 a 0, ascendeu à Série C. Assim, o Decisão ficará com uma das vagas da federação de Pernambuco.
Formato da Série D de 2026
No cenário de a CBF manter o formato atual da Série D, serão 64 clubes distribuídos em oito grupos, com 14 rodadas na primeira fase e jogos de ida e volta a partir da segunda fase. Os semifinalistas conquistam o acesso à Série C.
Todavia, a Confederação discute, a pedido dos clubes, a possibilidade de ampliar o campeonato para 96 times. Nesse caso, os 28 participantes eliminados a partir da segunda fase de 2025 estariam automaticamente qualificados em 2026.