Quem é o jogador de futebol mais rico do mundo? Um palpite seguro poderia ser Cristiano Ronaldo, que tem acumulado milhões na Arábia Saudita pelo Al-Nassr. Certo? Errado. Bem, aqui vai uma série de outras opções possíveis: Messi, Neymar, Mbappé, Vini Jr… Todas erradas. A maior fortuna entre atletas do esporte é de Faiq Bolkiah, de Brunei.
O meia-atacante de 27 anos nasceu em Los Angeles, na Califórnia, nos Estados Unidos. Contudo, tem nacionalidade bruneana. Passou por grandes clubes nas categorias de base, como Arsenal e Chelsea – defendeu, também, Southampton, Stoke City, Leicester e Marítimo (Portugal) nas divisões inferiores.
No profissional, Faiq Bolkiah tem construído uma carreira sem tanto brilho. No Marítimo, atuou apenas pelo time B. Em seguida, transferiu-se para o futebol tailandês. Por lá, jogou por Chonburi entre as temporadas 2021/22 e 2022/23. Depois, assinou com o Ratchaburi, clube que defende atualmente.
Como ele é o mais rico do mundo?
Mas como um atleta com trajetória, digamos, tímida tem a maior fortuna entre todos os jogadores de futebol? A resposta é simples e direta: o dinheiro e o patrimônio bilionário de Faiq Bolkiah não vem do esporte.
Por acaso, o jogador é ninguém menos que filho do príncipe de Brunei, Jefri Bolkiah, e sobrinho do sultão Hassanal Bolkiah. Isso explica por que Faiq desbanca nomes estrelares do futebol mundial.
Brunei é um pequeno país da Ásia, com população estimada em cerca de 462 mil habitantes. A região é rico em reservas de gás natural e petróleo.
Qual a fortuna de Faiq?
O patrimônio líquido de Faiq Bolkiah está estimado em 20 bilhões de dólares (cerca de R$ 108,43 bilhões na cotação atual).
A Casa Real, por exemplo, tem valor estimado em 360 milhões de euros (cerca de R$ 2,295 bilhões).
Carros e mais carros
Segundo publicou o Mundo Deportivo, a família real possui uma grande quantidade de carros de luxo: 600 Rolls-Royce, 574 Mercedes-Benz e 452 Ferraris.