A primeira escolha da Loud SC no draft da segunda edição da Kings League Brasil foi o meia-atacante Caiuby. O jogador de 37 anos foi campeão do Campeonato Alemão pelo Wolfsburg na temporada 2008/09.
Revelado pela Ferroviária-SP em 2006, Caiuby passou rapidamente por alguns clubes nacionais antes de se aventurar no exterior. Os principais times no Brasil foram São Paulo, Corinthians e São Caetano – esse em 2008, o último ano antes da transferência para o Wolfsburg.
A carreira de Caiuby na Alemanha
Em janeiro de 2024, Caiuby concedeu entrevista ao No Ataque e deu detalhes sobre a carreira. Por muito tempo, ele atuou como ponta-esquerda e até mesmo centroavante. Atualmente, se sente à vontade jogando mais recuado, mas ainda com foco no gol.
“Hoje em dia eu jogo como meia-atacante. Estou fazendo de tudo na parte da frente, empenhando em ajudar o time, tanto ofensivamente quanto defensivamente. Mas estou sempre procurando fazer gol”, disse.
Se o assunto for bola na rede, Caiuby teve excelentes professores. Quando chegou à Alemanha, deu de cara com um Wolfsburg que tinha a dupla de ataque formada por Grafite e Eden Dzeko, jogadores que fizeram história pelo Lobo, sendo destaques do título alemão da temporada 2008/09.
O novo jogador da Loud na Kings League participou de nove partidas e marcou um gol na campanha da conquista inédita.
“Eu dei muita sorte de ter sido campeão no ano em que cheguei. Tínhamos um elenco muito forte, com nomes de expressão como Grafite, Dzeko e Josué. Foram jogadores muito importantes para minha adaptação, me ajudaram bastante, principalmente os brasileiros. Sem contar a qualidade dos caras, que era muito diferente”, prosseguiu.
Na temporada seguinte ao título, Caiuby foi emprestado ao Duisburg e, na sequência, ao Ingolstad, que o comprou em definitivo. Foram cinco temporadas, 130 jogos e 24 gols pelo clube da Alta Baviera.
Na metade de 2014, mudou-se para o Ausburg, no qual permaneceu até 2019 – ao todo, disputou 113 partidas e marcou 13 gols. Ainda naquele ano, deixou a Alemanha para jogar no Grasshoppers, da Suíça. E, em 2020, retornou para sua temporada de despedida do Ingolstad.
“Jogar Bundesliga, competições europeias, como foi meu caso, acredito que seja o mais alto nível do futebol. Poderia fazer uma lista extensa de jogadores que eu vi que são muito diferentes. Que eu joguei junto, por exemplo, tem Grafite, Josué, Dzeko e Diego Ribas. Contra, tinham os jogadores do Bayern de Munique e Borussia Dortmund, vários que são bem diferentes. A qualidade deles é indiscutível.”
Caiuby, jogador da Loud na Kings League Brasil
Caiuby jogou em Minas Gerais
Em 2024, Caiuby defendeu a Patrocinense no Campeonato Mineiro, tendo disputado sete jogos e marcado um gol. Ele também jogou pelo Aymorés antes de defender os paulistas São Bernardo e São Caetano – do qual se despediu no início de setembro.
Caiuby soma 390 jogos e 60 gols em toda a carreira como profissional.
Em abril deste ano, o jogador se aventurou também pelo futebol amador do interior de Minas Gerais. Caiuby defendeu o Sparta, da cidade de São Gotardo, no Alto Paranaíba, durante a Copa Amapar.
Loud na Kings League Brasil
O time da Loud na Kings League Brasil tem o influenciador Victor Augusto, o Coringa, como presidente e decepcionou no primeiro split, disputado entre abril e maio deste ano.
A Loud terminou na décima posição e nem sequer se classificou ao mata-mata do torneio. Agora, busca fazer melhor na segunda etapa da competição, que começará em outubro.