FUTEBOL MINEIRO

Clube mineiro pelo qual jogou pai de Pelé vira SAF e terá investimento milionário

Yuracan Futebol Clube disputará o Campeonato Mineiro Segunda Divisão - equivalente ao terceiro escalão estadual - em 2026

Compartilhe
google-news-logo

Na noite desta sexta-feira (26), em Assembleia Geral no Estádio Coronel Belo Lisboa, em Itajubá (MG), os sócios do Yuracan Futebol Clube aprovaram por unanimidade a constituição da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e a venda de 90% das ações para a Futstorm, grupo comandado pelo empresário Vitor Colares em parceria com o gestor de futebol Luiz Kriwat que tem passagens pelo Cruzeiro, América e Londrina.

O acordo prevê um investimento mínimo de R$ 25 milhões e posiciona o clube como a primeira SAF Startup do Brasil, com um modelo de gestão 100% baseado em dados, inovação e tecnologia. A meta é transformar Itajubá no Soccer Valley – o Vale do Silício do futebol.

Fundado em 1934, o clube do sul de Minas teve João Ramos do Nascimento, o Dondinho (1917-1996), pai de Pelé, em 1938. Também contou com talentos como Diego Costa, atacante de Atlético de Madrid, Chelsea e Seleção Espanhola, e Élder Granja, ex-lateral-direito de Internacional, Palmeiras e Atlético.

O Yuracan não participa de competições no futebol profissional desde 2005, mas já tem retorno marcado: em 2026, o clube estará de volta disputando a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro.

Dondinho, pai de Pelé, jogou no Yuracan e no Atlético - (foto: Reprodução)
Dondinho, pai de Pelé, jogou no Yuracan e no Atlético(foto: Reprodução)

O que disseram as lideranças do projeto?

Segundo Vitor Colares, o projeto é um marco não só para o Yuracan: “Estamos trazendo um modelo totalmente inovador. O Yuracan será uma SAF 100% guiada por dados, com decisões científicas, que vai unir gestão profissional, inovação e desempenho esportivo. Vamos fazer de Itajubá o Soccer Valley, o Vale do Silício do futebol”.

Luiz Kriwat destacou a força da parceria: “É um projeto que une tradição e futuro. O Yuracan carrega uma história riquíssima e agora terá a estrutura e os investimentos necessários para crescer de forma sustentável.”

O vice-presidente do Yuracan, Amauri Graciani, celebrou o momento histórico: “É um dia inesquecível para o Yuracan e para Itajubá. Estamos garantindo que a tradição do clube será preservada, ao mesmo tempo em que damos um salto de modernidade. A SAF é a oportunidade de recolocar o nosso clube no cenário esportivo”.

A divisão das ações da SAF

Com a aprovação, a gestão será dividida entre a associação – que preserva 10% das ações e poder de veto em decisões estratégicas para preservação da identidade do Clube – e a Futstorm, responsável pela operação do futebol profissional, modernização do Estádio Coronel Belo Lisboa, fortalecimento da base e desenvolvimento do hub de inovação.

Vitor Colares (empresário), Amauri Graciani (vice-presidente do Yuracan) e Luiz Kriwat (gestor de futebol).
Compartilhe
google-news-logo