CRUZEIRO

Diante do Flamengo, Cruzeiro busca repetir feito único de 2008

Caso vença Flamengo novamente, nesta quinta-feira (2/10), às 20h30, pela 26ª rodada do Brasileiro, Cruzeiro repetirá feito único de 2008

Compartilhe

O Cruzeiro viaja ao Rio de Janeiro para encarar o Flamengo no Maracanã, nesta quinta-feira (2/10), a partir das 20h30, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em meio à briga por vaga na Copa Libertadores de 2026 e pelo título da Série A, mesmo que correndo por fora, a Raposa almeja repetir feito de 2008.

Em relação aos compromissos do Cruzeiro no Maracanã, há um ponto que chama atenção: os celestes venceram Flamengo e Fluminense no principal estádio do país em uma mesma temporada apenas uma vez, há 17 anos.

Oportunidades para repetir a combinação não faltaram, pois o histórico de confrontos é extenso. Fora de casa, a Raposa já enfrentou o Flamengo 40 vezes. Também na condição de visitantes, os celestes enfrentaram o Fluminense em 43 ocasiões.

De volta a 2008

Em 26 de julho de 2008, o Cruzeiro encarou o Fluminense no Maracanã, pela 15ª rodada do Brasileiro, e venceu por 3 a 1. Guilherme, Fabrício e Wagner garantiram o triunfo celeste, enquanto Washington descontou.

Logo depois, em 3 de agosto, vez da Raposa duelar com o Flamengo. Pela 17ª rodada da Série A, o Cruzeiro se sobressaiu ao fazer 2 a 1, com tentos de Guilherme e Rômulo Antoneli – Vandinho marcou para os mandantes.

Retrospecto no Maracanã

Desde aquela temporada, a Raposa já encarou o Flamengo no Maracanã 11 vezes, acumulando dois triunfos (2009 e 2018), três empates e seis derrotas. Os números contra o Fluminense são: um triunfo (2025), três igualdades e oito tropeços em 12 partidas.

E em 2025?

Em 2025, o Cruzeiro foi ao principal estádio do país em 17 de julho. Na ocasião, venceu por 2 a 0, pela 14ª rodada do Brasileiro. Se triunfar diante do Flamengo, repetirá o feito de 2008 – no primeiro turno desta edição da Série A, a Raposa recebeu o Rubro-Negro em casa, no Mineirão, em Belo Horizonte, e saiu vitoriosa ao fazer 2 a 1.

Flamengo x Cruzeiro tem caráter decisivo

O Flamengo lidera o Brasileiro com 54 pontos e aproveitamento de 75%. Logo atrás está o Cruzeiro, com 50 pontos em 25 confrontos, o que configura aproveitamento de 66%.

Novo triunfo aproxima a Raposa do topo novamente, embora o Rubro-Negra ainda tenha uma partida atrasada. Por outro lado, uma derrota no Rio de Janeiro propicia ao Flamengo distância ainda maior do rival – a equipe carioca abriria sete pontos da mineira, por exemplo.

O Palmeiras também persegue a taça do Brasileiro. Em terceiro lugar, com 50 pontos, os comandados do técnico Abel Ferreira devem duas partidas e têm aproveitamento de 71%.

Cálculos realizados pelo departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) indicam que o Flamengo é o grande favorito ao título, com 52,8% de chances de conquistá-lo. O Palmeiras aparece em segundo, com percentual de 30,4. O Cruzeiro figura em terceiro na briga, com 15,1% de possibilidades de levar a taça.

Compartilhe
Sair da versão mobile