A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou, nesta quarta-feira (1/10), o novo calendário do futebol nacional. As mudanças entram em vigor a partir de 2026 e contemplam um ciclo de quatro anos. Veja os detalhes abaixo!
Campeonato Brasileiro
Em 2026, a Série A do Campeonato Brasileiro começará em 28 de janeiro. O Brasileirão será paralisado de 11 de junho a 19 de julho devido à disputa da Copa do Mundo.
Antes da alteração, o Campeonato Brasileiro começava entre o fim do mês de março e o início de abril.
O formato de disputa do Brasileirão segue o mesmo: 20 clubes se enfrentando em turno e returno; as seis equipes melhores colocadas garantem vaga na Copa Libertadores, quatro diretas para a fase de grupos e duas para os playoffs; do sétimo ao 12º colocados vão à Copa Sul-Americana; já os quatro piores times são rebaixados à Segunda Divisão.
Copa do Brasil
A Copa do Brasil começará em 18 de fevereiro. A final será disputada em jogo único, agendada para 6 de dezembro.
Os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro ingressarão na Copa do Brasil a partir da quinta fase. Dessa forma, as equipes da Primeira Divisão terão redução de uma a três datas na temporada.
Em 2026, a Copa do Brasil terá o aumento de 122 para 155 partidas.
O número de clubes também aumentará em 2026: 92 para 126.
A partir de 2027, a Copa do Brasil se estabilizará com 128 participantes.
Campeonatos estaduais
A partir de 2026, os campeonatos estaduais terão 11 datas, cinco a menos em relação às edições dos últimos anos.
As partidas dos estaduais serão realizadas de 11 de janeiro a 15 de março.
Série B
A Segunda Divisão será disputada de 1 de março a 28 de novembro.
A Série B manterá o formato de 20 clubes, com quatro acessos à Série A e quatro descensos à Série C.
Série C
A Terceira Divisão será disputada de 5 de abril a 25 de outubro. Em 2026, apenas dois clubes serão rebaixados à Série D.
Em 2027, a Série D terá 24 clubes na disputa – quatro a mais que o atual formato.
Em 2028, o número de participantes sobe para 28, Serão dois grupos de 14 clubes. Os seis piores serão rebaixados à Série D.
Série D
A Quarta Divisão do Campeonato Brasileiro será disputada de 5 de abril a 13 de setembro.
Haverá o aumento de 64 para 96 clubes participantes. Cada time disputará no mínimo dez e no máximo 22 jogos.
A partir de 2026, seis times vão subir para a Série D – além dos quatro semifinalistas, haverá duas vagas para repescagem disputada entre os eliminados nas quartas de final.
Campeonatos regionais
A CBF também alterou a estrutura dos torneios regionais. Além disso, a entidade criou a Copa Sul-Sudeste, que seguirá os moldes da Copa do Nordeste e da Copa Verde como competição regional dessas regiões do país.
Todos os regionais foram padronizados, com fases de grupos e mata-matas para definir os campeões. Os vencedores garantirão vaga na terceira fase da Copa do Brasil subsequente.
A maior mudança, além da exclusão dos times que jogarem torneios da Conmebol, está na Copa Verde, que será dividida em dois campeonatos: a Copa Norte e a Copa Centro-Oeste. Os vencedores dessas competições irão para a Copa do Brasil e decidirão, entre si, o campeão da Copa Verde.
Os times que disputarem competições da Conmebol não participarão dos torneios regionais.