A Confederação Brasileira de Futebol anunciou, neste domingo (5/10), o desligamento de Ramon Menezes, até então o treinador da Seleção Brasileira Sub-20.
A demissão vem após o desempenho brasileiro aquém das expectativas, na Copa do Mundo Sub-20. A Seleção Brasileira foi derrotada pela Espanha por 1 a 0, nesse sábado (4/10), no Estádio Nacional de Santiago, e deu adeus à competição no Chile logo na fase de grupos.
Para avançar no Mundial, o Brasil precisava vencer a Espanha e torcer para que o Marrocos, já classificado, vencesse o México na terceira e última rodada do Grupo C.
No fim das contas, o Brasil saiu da competição com duas derrotas (Marrocos e Espanha) e um empate (México). Foi a pior participação da Seleção Canarinho na história dos Mundiais da categoria.
Passagem marcada por maus resultados
Ramon Menezes assumiu a equipe Sub-20 do Brasil em 2022 e foi campeão do Campeonato Sul-Americano em 2023 e 2025. Os bons resultados, no entanto, pararam por aí.
Na Copa do Mundo Sub-20 de 2023, o Brasil foi eliminado por Israel, nas quartas de final, após derrota por 3 a 2.
Outro resultado emblemático, desta vez pela Seleção Sub-23, foi a terceira colocação no quadrangular final do Pré-Olímpico de 2024. A partir desta performance, o Brasil ficou fora dos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris.
Nota da CBF
Confira a nota da CBF, na íntegra:
“A Confederação Brasileira de Futebol comunica que Ramon Menezes não é mais o técnico da Seleção Brasileira masculina Sub-20. A decisão foi tomada após avaliação sobre o ciclo de trabalho desenvolvido até aqui.
A CBF agradece a dedicação e o profissionalismo demonstrados por Ramon ao longo de sua trajetória à frente desta e de outras equipes que ele comandou no período na entidade, inclusive a Seleção masculina principal.
Desejamos sucesso a Ramon em seus próximos desafios profissionais e reforçamos o reconhecimento pelo empenho e pela entrega demonstrados em todas as competições disputadas.”