Ceará, Fortaleza e Sport, além das Federações Pernambucana e Cearense de Futebol, soltaram uma nota nesta terça-feira (21/10) com pedido formal à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) do reconhecimento dos títulos dos Torneios Norte-Nordeste de 1968, 1969 e 1970 como Campeonatos Brasileiros.
“O argumento central do requerimento é que, à época, o Torneio Norte-Nordeste foi considerado erroneamente como uma competição regionalizada, quando na realidade integrava o projeto de nacionalização do futebol brasileiro promovido pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD)”, diz a nota assinada pelos clubes e pelas federações.
O Torneio Norte-Nordeste foi realizado em três edições. Na primeira, em 1968, o Sport foi o campeão. No ano seguinte, o Ceará ficou com o troféu. Em 1970, o Fortaleza ergue a taça. Caso o pleito seja reconhecido pela CBF, os clubes passarão a ser considerados campeões brasileiros. O torneio foi disputado apenas por times das duas regiões do país.
“Num gesto de união e resgate histórico, as entidades signatárias reforçam que o pleito não busca criar privilégios, mas apenas corrigir uma injustiça esportiva, com base no mesmo princípio que levou a CBF, em 2010, a reconhecer a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa como equivalentes ao Campeonato Brasileiro”, diz a carta.
Em 2023, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reconheceu o Torneio dos Campeões de 1937, conquistado pelo Atlético, como equivalente ao Campeonato Brasileiro.
Muito antes, em 2010, a CBF unificou os títulos da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Robertão) como títulos do Brasileirão.