O jornalista Fábio Piperno defendeu a utilização da força máxima do Palmeiras na partida contra o Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro. Para o comentarista, uma derrota em casa pode ser catastrófica tanto para os planos da Série A quanto para o moral da equipe antes do jogo de volta da semifinal da Libertadores.
Os times se enfrentam neste domingo (26/10), às 20h30 (de Brasília), no Allianz Parque, pela 30ª rodada da Série A.
Impacto anímico na Libertadores
Piperno alertou, durante o programa Canelada, da Jovem Pan, para o impacto psicológico de um novo revés após a goleada sofrida para a LDU no Equador.
“Do ponto de vista anímico, se o Palmeiras perder para o Cruzeiro, vai ser um desastre. ‘Ah, mas puxa, escalou o Sub-20 e perdeu’. Não, não interessa. Seria o Palmeiras perdendo e ficando mais longe, inclusive, da chance de conquistar o título brasileiro. E vejam só, no primeiro turno aconteceu algo semelhante. O Palmeiras era líder com quatro pontos de vantagem, aí perde os dois jogos para Flamengo e Cruzeiro, e a liderança vai para o espaço. Só foi recuperada agora”, disse.
Obrigação de vencer
Líder do Brasileirão, com 61 pontos, o time alviverde não pode tropeçar. O Flamengo possui a mesma pontuação e segue na cola, com 61 pontos, perdendo apenas no número de vitórias (19 a 18). O Cruzeiro está em terceiro, com 56.
Piperno defendeu que a questão do desgaste dos atletas, após a goleada sofrida por 3 a 0 para a LDU, pela Libertadores, na altitude de Quito (2.850m), deve ser ignorada neste momento.
“É importante, sim, jogar para ganhar. É uma coisa de cada vez, tem que jogar com força máxima. ‘Ah, os caras podem ficar cansadinhos?’. Paciência. Quer dizer, os caras estão jogando exatamente aquilo que eles aguardaram a temporada toda para jogar, ou seja, os jogos maiores e decisivos, os grandes jogos”, defendeu.
O comentarista ainda relembrou o desempenho ruim do Palmeiras contra os times da parte de cima da tabela.
“Esse time do Palmeiras está devendo muito em grandes jogos. O Palmeiras fez zero ponto contra o Flamengo, que é o segundo colocado; zero ponto contra o Cruzeiro, que é o terceiro colocado; um ponto contra o Mirassol, que é o quarto; zero ponto contra o Bahia, que é o quinto. Então, vai poupar o quê? Tem que jogar para ganhar, sim. Ter que jogar para ganhar e cobrar principalmente de quem não jogou hoje”, concluiu Piperno.