As polêmicas que envolvem as opiniões de Leão e Oswaldo de Oliveira sobre os técnicos estrangeiros no Brasil ganharam mais um capítulo. Nesta quarta-feira (5/11), Vanderlei Luxemburgo se manifestou sobre o assunto e fez questão de defender Carlo Ancelotti, atual técnico da Seleção Brasileira, que estava no evento organizado Federação Brasileira dos Treinadores de Futebol (FBTF) no prédio da CBF, no Rio de Janeiro, nessa terça-feira (4/11).
“Vi diversas vezes a fala do Leão e do Oswaldo. Eu entendi eles não quererem estrangeiro. Eu também já falei isso há um tempo: queria que o Renato [Gaúcho] fosse treinador. Minha opinião era essa. Só tem um detalhe agora: acho que o momento foi deselegante, não precisava daquilo ali. Entendo o Leão, entendo o Oswaldo, da defesa dos treinadores brasileiros, mas o momento foi inadequado. O treinador estava presente”, afirmou Vanderlei Luxemburgo.
Na sequência, Luxa atestou a confiança em Carlo Ancelotti. O técnico italiano estava no palco do Fórum Brasileiro dos Treinadores de Futebol quando Leão e Oswaldo de Oliveira atacaram os técnicos estrangeiros no futebol brasileiro.
“E outra coisa, não vamos mudar quem está: é o Ancelotti. Temos que torcer para que tudo dê certo, para que ele leve o Brasil a ganhar um campeonato. Portanto isso, independentemente de ser estrangeiro ou brasileiro, nós queremos o Brasil campeão. O momento foi inadequado. Entendo o Leão, o Oswaldo, eles estão defendendo o futebol brasileiro. Mas achei que foi um pouco fora do momento. O momento não era para ser feito isso. Vamos torcer para que tudo dê certo para o Brasil, com o Ancelotti que é o melhor treinador do mundo. Tomara que dê certo”
Vanderlei Luxemburgo, por meio do Instagram
Leão e Oswaldo contra técnicos estrangeiros no Brasil
O segundo Fórum Brasileiro dos Treinadores de Futebol, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, ficou marcado pelas declarações de Emerson Leão e Oswaldo de Oliveira. Carlo Ancelotti esteve presente no evento e sofreu um constrangimento após declarações dos veteranos sobre treinadores estrangeiros no futebol brasileiro.
“Eu sempre disse que não gosto de treinadores estrangeiros no meu país. Antes eu falava que eu não suportava, que não suportaria (treinadores estrangeiros). Não mudo a minha opinião”, afirmou Leão, em frente a Ancelotti.
“Mas tenho que ser inteligente o suficiente para dizer que isso tudo tem um culpado. Nós, treinadores, somos culpados da invasão de outros treinadores que não têm nada a ver com isso. Não estamos falando de nome, não estamos falando de nacionalidade, estamos falando de erro nosso”, acrescentou o ex-técnico da Seleção.
Posteriormente, Oswaldo de Oliveira teve a palavra e prosseguiu com os comentários contra a presença de técnicos estrangeiros. “Tomara que nós cheguemos a ter novamente os treinadores brasileiros brilhando, dirigindo os clubes e, quando, é claro, o Ancelotti for embora depois de ser campeão no ano que vem, que volte um brasileiro”, disse.