Após vencer o Argentinos Juniors nessa quarta-feira (5/10), pela decisão da Copa Argentina, em Córdoba, o Independiente Rivadavia garantiu, pela primeira vez em sua história, vaga na Copa Libertadores – vai disputar a edição de 2026. O destaque da campanha foi o atacante colombiano Sebastian Villa, eleito o melhor jogador do torneio pela organização. Em 2020, ele esteve na mira do Atlético e por pouco não veio para o clube.
Villa chegou a ter negociação encaminhada com o Galo, mas rapidamente sofreu com retaliação de parte da torcida, que o rejeitou devido a denúncias de agressão doméstica na Argentina na época.
A acusação foi feita em abril de 2020, por Daniela Cortés, ex-companheira do atacante. Ela publicou fotos em redes sociais denunciando a agressão e disse ter sofrido um aborto devido aos episódios de violência.
Por causa da repercussão negativa de uma possível transferência, o Atlético recuou.
“O Atlético do futuro precisa de pilares sólidos que estão além das quatro linhas. Comissão e departamento de futebol têm independência para avaliar e indicar, mas a palavra final é minha. Não vai vir também”, publicou nas redes sociais, na ocasião, o então presidente alvinegro, Sérgio Sette Câmara.
Ele voltou a ser acusado depois, mas por outra mulher, Tamara Doldán, com quem também teve um relacionamento. A denúncia formal desse caso, por “abuso sexual com acesso carnal”, foi feita em junho de 2023. Nesta semana, ele foi absolvido pela Justiça após retratação da suposta vítima e do promotor de Justiça.
A condenação de Sebastian Villa
Sebastian Villa foi condenado em 2023 a dois anos e um mês de prisão no processo movido por Daniela. Como a pena era inferior a três anos, segundo a imprensa argentina, ele não iria para a cadeia e sim cumpriria regras de conduta – entre elas, a proibição a álcool e drogas, além de passar por tratamento psicológico e cumprir medida cautelar.
Villa foi dispensado pelo Boca Juniors, clube pelo qual atuava e onde também foi campeão da Copa da Argentina de 2020, ele deixou o país.
O atacante buscou, então, refúgio na Bulgária (atuou pelo Beroe, da primeira divisão, em 2023), voltando para o futebol argentino só em 2024, para jogar no Rivadavia.
Villa no Independiente Rivadavia
Sebastian Villa está em sua segunda temporada pelo Independiente Rivadavia. Fundamental no título da Copa Argentina, o colombiano marcou o gol de pênalti na semifinal contra o River Plate, classificando a equipe para a final.
Na decisão, foi ele quem novamente balançou as redes para fechar as penalidades por 5 a 3, após empate por 2 a 2 no tempo regulamentar – teve participação também no segundo gol.
Capitão e peça-chave do Azul del Parque, ele foi o destaque na campanha vitoriosa da equipe, e a repercussão reacendeu os debates na Argentina a respeito da vida extracampo do jogador.